sexta-feira, 6 de maio de 2011

Passo a passo: Construção de lajes treliçadas - Revista Equipe de Obra

Confira todas as etapas do serviço, desde o escoramento, passando pela colocação das vigotas, blocos e armação, até chegar à concretagem

As lajes treliçadas são bastante utilizadas em obras residen­ciais e reformas de casas, geralmente em pequenas estruturas. Apesar da construção desse tipo de laje ser bem conhecida de pedreiros e mestres de obra, não se pode descuidar das indicações de projeto e dos detalhes de execução.
 As lajes são construídas com vigotas pré-fabricadas, que já vêm com armaduras positivas e negativas e com elementos como blocos vazados de cerâmica, concreto, ou com maciços de EPS (isopor). Na última etapa, recebem capeamento de concreto, tornando a laje monolítica.

Fotos: Marcelo Scandaroli


Neste passo-a-passo, você acompanha a execução da laje com blocos de EPS. A construtora optou por esse tipo de bloco por ser mais leve e, desse modo,  agilizar o transporte, manuseio e montagem da laje, além de reduzir o peso sobre a estrutura e a fundação. Os blocos de EPS também ajudam no conforto térmico, pois têm propriedades isolantes. Por serem impermeáveis e não absorverem a água do concreto de capeamento tornam a cura mais adequada (lenta).
As principais etapas de cons­trução da laje treliçada são o escoramento, a colocação das vigotas e armação, colocação do EPS e concretagem. Os encaixes e cortes para tubulação elétrica e hidráulica devem estar previstos em projeto, evitando-se quebras posteriores da laje para sua colocação.
Acesse o passo-a-passo aqui: http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/29/galeria.asp
Acesse o material completo, clicando no link do título 

Nenhum comentário:

Postar um comentário