sexta-feira, 2 de março de 2012

Volume de concreto para sapatas - EO

As sapatas são essenciais para garantir a sustentação da construção, e ficam simplesmente apoiadas no terreno, de acordo com o carregamento ou tipo de solo. Sua principal função é transmitir para o solo, por meio de sua base, a carga do pilar.
Elas são de concreto armado, em forma de pirâmide, são interligadas por vigas baldrame e recebem a carga de um pilar ou um conjunto de colunas, dependendo da sapata. Neste caso, vamos calcular o volume de concreto para uma sapata isolada, mas há também sapatas tipo associadas, alavancadas, corridas, entre outras.
O cálculo do volume é fundamental para evitar perdas ou falta de concreto. Como exemplo, mostramos como calcular o volume de uma sapata com as dimensões apresentadas nos desenhos a seguir.
Marcelo Scandaroli

CÁLCULO PRÁTICO
Neste exemplo, vamos calcular o volume de concreto para executar uma sapata isolada com 0,80 m de largura, 1,20 m de comprimento e 1 m de altura (0,40 m da base e 0,60 m da pirâmide). Ela apoia um pilar de seção 40 cm x 60 cm. Veja as dimensões nas imagens abaixo:

1. Para facilitar as contas, o primeiro passo é desmembrar a sapata em duas partes: V1 e V2. Assim, é possível calcular, separadamente, o volume da área da base (V1) e da pirâmide (V2).


2. Primeiro, use a fórmula do volume do cubo para calcular o volume da base (V1). Para fazer essa conta, multiplique a largura pelo comprimento, e depois pela altura. Não se esqueça de transformar os valores de centímetros para metro. Por exemplo: 80 cm = 0,8 m.
V1 = Comprimento da base x Largura da base x Altura da base
V1 = 1,2 x 0,8 x 0,4
V1 = 0,96 x 0,4
V1 = 0,384 m³
3. Para calcular o volume da pirâmide (V2), usamos a seguinte fórmula:

S1 e S2 são, respectivamente, a área da base da sapata e a área da seção do fuste. Vamos
calculá-las separadamente.
S1 = Comprimento da base x Largura da base
S1 = 1,2 x 0,8
S1 = 0,96 m²
S2 = Comprimento do fuste x Largura do fuste
S2 = 0,6 x 0,4
S2 = 0,24 m²

4. Agora que você já tem os resultados de S1 e S2, lance-os na fórmula e descubra o volume da pirâmide. Nesta etapa, é recomendável utilizar uma calculadora.

5. Por fim, para saber o volume total de concreto necessário para a sapata, some V1 e V2.
Volume total = V1 + V2
Volume total = 0,384 + 0,336
Volume total = 0,72 m³ de concreto

Sergio Colotto
Um caminhão betoneira carrega de 7 m³ a 7,5 m³ de concreto. Portanto, um veículo cheio preenche cerca de dez sapatas como esta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário