quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Revestimento de argamassa - EO


Na execução de um revestimento de parede de alvenaria, uma etapa importante é a execução do chapisco, uma camada rugosa feita com argamassa aplicada com rolo ou colher de pedreiro. Sua principal função é promover a aderência do emboço à parede, proporcionando uma boa ligação entre as partes e evitando descolamentos.
Atualmente, estão disponíveis no mercado aditivos para argamassa que podem substituir essa etapa, reduzindo o tempo de execução do serviço. Esses produtos possuem componentes que atuam como ligantes (que substituem a cal) e adesivos, responsáveis por garantir a aderência da argamassa à parede. Além disso, contêm elementos que controlam a absorção de água da argamassa pela parede. Veja a seguir como fazer o revestimento de argamassa sem chapisco:

FERRAMENTAS E EPIs NECESSÁRIOS
Fotos: Marcelo Scandaroli

Régua, nível de bolha, prumo, esponja, colher de pedreiro, balde, desempenadeira, óculos de proteção, luvas de borracha, capacete e trena.

Passo 1
Fotos: Marcelo Scandaroli

1 Dilua o aditivo em uma parte da água que será utilizada no amassamento da argamassa. Verifique as instruções do fabricante sobre a quantidade do produto que deve ser aplicada em relação à massa de cimento. Nesse caso, para cada 25 kg de cimento, foi utilizado 0,5 l do aditivo.

Atenção
É importante obedecer às quantidades e proporções especificadas na embalagem: se for colocado pouco aditivo, a massa não vai ter a aderência necessária e poderá se desprender da parede no futuro.


Passo 2
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli

2 Misture o cimento e a areia. Para cada parte de cimento, acrescente seis partes de areia fina ou média. Não é necessário acrescentar cal, pois o próprio aditivo garante a liga da mistura. Adicione o aditivo diluído em água até chegar ao ponto de massa. A consistência da mistura deve ser similar à da argamassa utilizada tradicionalmente no emboço.


Passo 3
Fotos: Marcelo Scandaroli

3 Limpe bem a superfície onde o revestimento será executado, retirando as partículas soltas. Utilize uma vassoura, uma broxa ou outro equipamento disponível no canteiro de obras. Depois, umedeça levemente a parede.


Passo 4
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli

4 Assente uma talisca (pode ser um pedaço de madeira ou cerâmica) na parte superior e uma na parte inferior da parede.


Detalhe
Fotos: Marcelo Scandaroli

Acerte o prumo entre as taliscas de acordo com a espessura da argamassa. Recomenda-se que a espessura fique entre 1,5 cm e 2 cm nos revestimentos internos.


Passo 5
Fotos: Marcelo Scandaroli

5 Inicie a aplicação da argamassa fazendo uma linha mestra que ligue as duas taliscas


Passo 6
Fotos: Marcelo Scandaroli

6 Utilize uma régua para acertar a massa.



Detalhe
Fotos: Marcelo Scandaroli

A mestra servirá como guia para o nivelamento da argamassa.



Passo 7
Fotos: Marcelo Scandaroli

7 Com uma colher de pedreiro, aplique a argamassa em toda a superfície como se estivesse fazendo um emboço tradicional.



Passo 8
Fotos: Marcelo Scandaroli

8 Faça o sarrafeamento com uma régua para retirar o excesso de argamassa. Obedeça ao alinhamento da linha mestra para determinar sua espessura.



Passo 9
Fotos: Marcelo Scandaroli

9 Faça o acabamento com uma desempenadeira para eliminar as irregularidades da argamassa.



Passo 10
Fotos: Marcelo Scandaroli

Fotos: Marcelo Scandaroli

Fotos: Marcelo Scandaroli

10 Para dar um acabamento aveludado ao emboço, passe uma espuma sobre a superfície. Utilize uma broxa ou outro equipamento disponível no canteiro para umedecer a argamassa e facilitar o deslizamento da espuma.



Dica
Caso o projeto determine o uso de revestimento de cerâmica, elimine o acabamento efetuado na etapa em que se usa a espuma (passo 10).



Passo 11
Fotos: Marcelo Scandaroli

11 Depois de 14 dias, a parede está pronta para o assentamento de revestimento cerâmico. Para aplicar pintura ou impermeabilizações, espere 30 dias.



Atenção!
Alguns cuidados são importantes ao se trabalhar com produtos inovadores. Veja algumas dicas do engenheiro Ercio Thomaz, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT):
» Na compra do produto, solicite ao vendedor informações sobre o tipo de aditivo que está sendo adquirido; a quantidade que deve ser adicionada em relação à massa de cimento; o tipo de cimento e o traço mais adequado para a produção da argamassa.
» Informe-se também sobre as propriedades da argamassa no estado fresco (retenção de água, consistência, etc.) e quando endurecida (resistência à compressão, resistência de aderência, etc.).
» Alguns testes podem ser feitos no canteiro antes da execução do revestimento. É possível moldar corpos de prova para ensaios de compressão, módulo de deformação, etc. Também se podem utilizar painéis com argamassa aplicada sobre a alvenaria para ensaios de aderência por tração. Realize o teste 14 e 28 dias após a execução.
» Por segurança, prefira utilizar o produto em paredes internas e sobre blocos de concreto, que são mais rugosos do que os cerâmicos.


Apoio técnico: Vicente Parisotto Jr., gerente técnico da Mactra Impermeabilizantes; Ercio Thomaz, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Assentamento de piso sobre piso - EO

A aplicação de um novo revestimento sem quebrar o antigo torna do assentamento de piso sobre piso em áreas externas uma técnica prática, já que os transtornos da reforma e o tempo em que a área fica interditada são reduzidos.
O serviço é simples, mas é preciso saber os cuidados certos para a verificação, regularização e limpeza da base a ser revestida. Essas medidas são muito importantes, pois se você colocar o piso sem retirar as peças antigas que estão soltas, por exemplo, as novas placas poderão se descolar também.
Materiais como portas, janelas, tomadas e pontos de saída de água deverão ser ajustados ao novo nível, que aumentará com o recebimento da nova camada de revestimento. Já existem placas mais finas que evitam as perdas de espaço e a necessidade de modificações, como o corte de portas. Mas antes de optar por essas peças, verifique se suportam as cargas de uso da área.
A argamassa colante é indicada para o assentamento de placas cerâmicas, porcelanatos e ardósias com formatos de até 45 cm x 45 cm e para bases revestidas com cerâmica, cimentados lisos, granilite, ardósia, porcelanato e pedras. No caso da ardósia ou pedras envernizadas, é necessário remover a camada de resina impregnada à superfície antes de aplicar a argamassa.
Este passo-a-passo foi realizado em uma área externa, com argamassa fabricada para esse fim, mais resistente a locais com alto tráfego.

Materiais


Fotos: Marcelo Scandaroli



Materiais necessários: EPIs, desempenadeira 8 mm ou raio 10 mm, martelo comum e martelo de borracha, colher de pedreiro, trena, espaçador, talhadeira, régua, nível de bolha, masseira, dosador de água, trincha, escova, caneta e esponja.



Passo 1


Fotos: Marcelo Scandaroli


Antes de iniciar a instalação, verifique se a superfície não apresenta desvios de prumo e planicidade acima do previsto pela norma de revestimentos (NBR 13.749).



Passo 2


Fotos: Marcelo Scandaroli


Com a batida de um martelo, cheque as peças antigas e verifique se todas estão coladas à base. O som oco ajudará a reconhecer as placas descoladas. Como o desplacamento geralmente ocorre do meio para os cantos da peça, comece o exame pelo centro.



Passo 3


Fotos: Marcelo Scandaroli


Retire as peças descoladas e corrija os espaços vazios com argamassa de areia e cimento em espessura suficiente para regularizar e nivelar a área.



Passo 4


Fotos: Marcelo Scandaroli


Limpe e seque totalmente a superfície. Utilize produtos adequados para a remoção dos diferentes tipos de impurezas.



Passo 5


Fotos: Marcelo Scandaroli


Prepare a argamassa colante conforme as instruções do fabricante até que fique homogênea. Deixe-a descansar por 15 minutos. Depois, misture a massa novamente. Após preparada, a argamassa deve ser utilizada no máximo em duas horas e meia (tempo de caixote).




Atenção!


Fotos: Marcelo Scandaroli



As peças que serão instaladas também devem estar limpas, mas não podem ser lavadas. Utilize uma escova seca para retirar a camada de pó no verso das placas.



Passo 6


Fotos: Marcelo Scandaroli


Com a colher de pedreiro, coloque a argamassa na superfície e espalhe com o lado liso da desempenadeira. Como a placa deve ser assentada no máximo em 20 minutos, estenda a argamassa em áreas de até 2 m².



Passo 7


Fotos: Marcelo Scandaroli


Com a superfície coberta uniformemente desenhe os cordões, com o lado denteado da desempenadeira posicionado em ângulo de 60°, sem deixar que a base apareça.





Atenção!


Fotos: Marcelo Scandaroli



Se as placas tiverem área igual ou superior a 900 cm², os passos 6 e 7 também deverão ser realizados no verso da peça. Esse processo, de dupla camada, também é solicitado em áreas de alto tráfego.





Passo 8


Fotos: Marcelo Scandaroli


Assente a placa sobre a base. Não é preciso seguir a disposição do revestimento antigo. Para esmagar os cordões, pressione a peça com as mãos, movendo-a ligeiramente.






DICA


Fotos: Marcelo Scandaroli



Utilize o martelo de borracha para auxiliar no amassamento dos cordões. O som da batida ainda ajuda a identificar locais que não foram bem preenchidos com a argamassa.





Passo 9


Fotos: Marcelo Scandaroli


Durante a aplicação, faça o teste de verificação, levantando aleatoriamente algumas placas para confirmar se os cordões foram realmente esmagados sem deixar lacunas.






Atenção!


Fotos: Marcelo Scandaroli



Se houver espaços vazios, como o da foto, corrija-os. Em seguida, coloque a peça no mesmo local.





Passo 10


Fotos: Marcelo Scandaroli


Aplique os espaçadores entre as placas, demarcando os espaços para rejuntamento. Depois, retire os excessos de argamassa das juntas.





Passo 11


Fotos: Marcelo Scandaroli


Certifique-se de que as peças estão niveladas.





Passo 12


Fotos: Marcelo Scandaroli


Limpe a área com uma esponja molhada em até 40 minutos do início da instalação. A área pode receber tráfego depois de 24 horas, mas o ideal é a liberação completa em dois dias.






Confira outras dicas

Fotos: Marcelo Scandaroli
» Dê preferência ao uso da desempenadeira raio 10 mm no serviço em que é necessária a dupla camada de argamassa. Essa ferramenta pode fazer de uma só vez o que a desempenadeira 8 mm faria em duas etapas.

Fotos: Marcelo Scandaroli
» A técnica "bolão" não é recomendada para argamassas colantes. A aplicação da massa somente no centro e nos cantos da peça facilita seu desplacamento.



Apoio técnico: Diogo Gonçalves e Ecilio Lima, assistente de Produto e instrutor técnico, respectivamente, da Weber Quartzolit, e Ercio Thomaz,  pesquisador do Cetac-IPT (Centro de Tecnologia do Ambiente Construído do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

Pisos salariais dos profissionais - Equipe de Obra

Entre as categorias profissionais estão incluídas algumas que não fazem parte dos quadros normais de empresas construtoras. São profissionais mais especializados, como azulejistas, pastilheiros, encanadores e eletricistas, que normalmente são contratados por empreitadas e não por salário/hora. Para isso, foram feitos os cálculos de conversão. No salário/hora não foi considerada a taxa de Leis Sociais e Riscos do Trabalho.
Obs.: data-base dos profissionais da construção civil, segundo tabelas fornecidas pelos Sinduscons (Sindicatos da Indústria
 da Construção Civil) de cada Estado: março (RJ), maio (DF, SC e SP), agosto (PA) e outubro (PE).
* Não existe piso salarial de encarregado de obra em SC e PE.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Muro verde - EO


O muro verde é uma maneira simples de contar com um jardim vertical em locais onde se dispõe de pouco espaço. Também conhecida como parede verde, pode ser instalada em ambientes internos e externos e é construída com blocos cerâmicos especiais com diversos módulos para compor projetos de paisagismo de vários tipos. As plantas são posicionadas dentro dos blocos, que funcionam como vasos - pelo interior das peças também passam tubos responsáveis pela irrigação de água por gotejamento.
Trata-se de uma solução versátil para o cultivo de espécies aromáticas, flores exóticas, temperos para cozinha, horta, entre outras plantas, que pode ser aplicada em paredes com alturas variáveis e diversos formatos. Os módulos cerâmicos básicos de 29 cm x 25 cm x 19 cm (largura x altura x profundidade) devem ser executados com a primeira fiada para amarração como na alvenaria convencional. O tamanho máximo sugerido é de 2,5 m de altura e 3 m de comprimento. Acima disso, recomenda-se a elaboração de um projeto estrutural e a verificação da resistência do solo. Para cada metro quadrado de jardim vertical são utilizadas 13,5 peças.
Entre as vantagens dos jardins verticais está a redução da poluição sonora, pois as plantas absorvem ­ruídos e funcionam como revestimento acústico, além da redução da poluição do ar e do isolamento térmico que garantem a melhora do microclima local. Em ambientes fechados, uma parede verde pode diminuir até 3oC de temperatura, com economia no uso de ar-condicionado.
Para o acabamento pode-se utilizar tinta látex, silicone, pastilhas cerâmicas ou outros materiais. Assim, o projeto pode ser personalizado de acordo com cada ambiente, permitindo as mais diferentes soluções e desenhos.


Materiais e epis
Fotos: Marcelo Scandaroli

Capacete, óculos de proteção, luvas, colher de pedreiro, desempenadeira, desempenadeira denteada, trena, martelo, alicate, talhadeira, escova, esponja, pincel, rolo de pintura, lápis, serra-copo e argamassa colante.



Atenção
Se o muro ou parede estiverem prontos e revestidos com argamassa, é importante apicoar a superfície com talhadeira para dar aderência. Neste exemplo, em que o muro está diretamente sobre uma parede de tijolos, pode-se pular essa etapa. Nos dois casos, molhe o local para o início do assentamento.


Passo 1
Fotos: Marcelo Scandaroli

1 Faça a demarcação com a linha e certifique-se se o prumo está correto. Para fazer a amarração, use apenas blocos inteiros na primeira fileira.



Passo 2
Fotos: Marcelo Scandaroli

2 Prepare a argamassa, que deve ser do tipo AC III, de acordo com as instruções do fabricante e comece a aplicação nas peças cerâmicas e na parede.



Passo 3
Fotos: Marcelo Scandaroli

3 Use desempenadeira denteada para passar a argamassa na peça cerâmica e na parede a fim de conseguir uma melhor aderência.



Passo 4
Fotos: Marcelo Scandaroli

4 A cada fiada, use os meios-blocos para conseguir a modulação correta.



Passo 5
Fotos: Marcelo Scandaroli

5 Quando terminar a colocação dos blocos, espere por quatro horas para destacar as faces das peças cerâmicas, expondo a cavidade do módulo. 



Passo 6
Fotos: Marcelo Scandaroli

6 Após o destacamento, faça o rejunte com a própria argamassa de assentamento.



Passo 7
Fotos: Marcelo Scandaroli

7 Com uma esponja úmida, retire o excesso de material do rejunte da parte interna e externa dos módulos cerâmicos.

Passo 8
Fotos: Marcelo Scandaroli

8 Para que o muro verde não tenha problemas com infiltrações, use impermeabilizante atóxico para produtos cerâmicos nas cavidades internas dos módulos.


Passo 9
Fotos: Marcelo Scandaroli

Monte a tubulação e instale o sistema de irrigação por gotejamento.


Passo 10
Fotos: Marcelo Scandaroli

10 Utilize a peça cerâmica específica para fazer o acabamento e esconder a tubulação.


Passo 11
Fotos: Marcelo Scandaroli

11 Faça o acabamento com tinta látex, silicone, pastilhas cerâmicas ou outros materiais.


Passo 12
Fotos: Marcelo Scandaroli


12 Após mais ou menos sete dias já é possível colocar a terra ou substrato na cavidade onde as espécies vegetais serão plantadas. Cubra com a terra a tubulação de irrigação já instalada anteriormente.


Passo 13
Fotos: Marcelo Scandaroli

13 Acomode as plantas e regue em seguida para que se desenvolvam.


Passo 14
Fotos: Marcelo Scandaroli

14 Depois de as plantas enraizarem e crescerem, essa é a aparência final do muro verde.