quinta-feira, 16 de junho de 2011

Norman Foster projeta conjunto residencial para Beirute - Piniweb

Divulgação: Foster + Partners

O escritório Foster + Partners, do arquiteto Norman Foster, divulgou imagens do seu primeiro projeto para o Líbano, o 3Beirut. O empreendimento será construído na região central de Beirute, no setor B do plano diretor da capital libanesa, em um terreno de 7,6 mil m². Os edifícios terão alturas e larguras diferentes, assim como plantas variadas, com áreas que variam entre 200 m² e 480 m².
 
Os edifícios terão a fachada norte toda envidraçada, com vista para o porto da cidade. Já o lado sul dos prédios terá altura decrescente, para "integrar as torres à textura urbana", de acordo com o escritório. Os arquitetos ainda afirmam que esse será o primeiro empreendimento com telhados verdes na cidade.
 
"O objetivo foi criar um projeto que se relacionasse diretamente com o local e com a cultura de Beirute, criando um empreendimento residencial e comercial sustentável de qualidade internacional", diz o escritório. Além disso, o objetivo é fazer com que a cidade se torne ainda mais um ponto turístico.
 
As torres contam, no seu pavimento térreo, com lojas e áreas de entretenimento. A ideia é que o pedestre tenha livre acesso a essa área e, por isso, todo o terreno será conectado por caminhos, fazendo a ligação entre o centro da cidade e o Mar Mediterrâneo. Os prédios contarão também com cafés, restaurantes, academia, galeria de arte e jardins públicos.

O interior dos apartamentos foi pensado de modo a ser elegante e funcional, dando a opção de layout para o próprio morador. "Os interiores serão marcados pela calma, vãos livres e iluminação e ventilação naturais", diz o escritório.

Divulgação: Foster + Partners
Segundo o escritório, esse será o primeiro edifício com telhado verde na capital

Divulgação: Foster + Partners
Edifícios terão alturas e larguras diferentes

Divulgação: Foster + Partners
Pavimento térreo terá lojas e restaurantes
Divulgação: Foster + Partners

Conselho elege os melhores edifícios altos do mundo - Piniweb

Divulgação

O Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) anunciou hoje (15) em Chicago, Estados Unidos, os vencedores do "Best Tall Building" 2011, premiação que tem como objetivo eleger as melhores edificações altas de quatro regiões: Américas, Ásia e Oceania, Europa e Oriente Médio e África.
 
Os vencedores desta edição foram o Eight Spruce Street (Nova York), projetado pelo arquiteto Frank Gehry; Guangzhou International Finance Center (Guanzhou), de Wilkinson Eyre; KfW Westarkade (Frankfurt),  de Sauerbruch Hutton; e o The Index (Dubai), de Norman Foster.
 
De acordo com o Conselho, os edifícios foram escolhidos pelo design, inovações técnicas e atributos sustentáveis. Segundo o presidente do comitê da premiação, Richard Cook, "o ano não foi só um recorde em termos de número de participantes, mas também pela qualidade dos edifícios". Entre os vencedores, um será escolhido como o melhor edifício alto do mundo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 27 de outubro, em Chicago.
 

Confira a lista no link acima