sábado, 17 de setembro de 2011

Casa Universo, em Oaxac


Observatório astronômico da Índia serve de referência para Tatiana Bilbao criar casa do artista plástico Gabriel Orozco em Oaxaca, México. Projeto é organizado a partir de piscina semiesférica com 8 m de diâmetro
A piscina de concreto armado é a estrela principal deste projeto e abriga abaixo de si os programas da casa: quartos, salas, cozinha. Acima, o céu, as estrelas e a paisagem do litoral mexicano, como um verdadeiro observatório idealizado pelo designer Gabriel Orozco e executado pela arquiteta Tatiana Bilbao

Millau bridge France - Viaduto mais alto do mundo




Atravessando quase 2.5 km no Rio Tarn no Sul da França, o viaduto de Millau é o mais alto viaduto para veículos do mundo. Sua pista, 270 m acima do Rio Tarn. Também é uma ponte, pois passa, por cima de um rio. Desenvolvido pelo arquiteto Lord Norman Foster, no seu topo, a 342 metros do solo, a ponte de cabo fixa de seis pistas é 19 metros mais alta do que a Torre Eiffel em Paris. 
Sustentado por dois pontos de âncora nos dois lados, e sete pilastras, a travessia passa pelo Vale Tarn em uma altura de 270m. No total, o projeto consumiu 19.000 toneladas de aço reforçado de concreto, 5.000 toneladas de aço reforçado para cabos, e 85.000 metros cúbicos de concreto – o suficiente para encher o Hall Albert de Londres
Durante a construção, sete pilastras intermediárias temporárias foram necessárias entre as pilastras permanentes de concreto para que o deque fosse ‘lançado’ através do desfiladeiro de 
coluna a coluna. Cada uma das sete seções atravessa 350 metros
Para compensar a expansão e contração, cada coluna se divide em duas colunas mais finas e flexíveis debaixo da pista de rodovia. Isso cria uma estrutura em forma de A sobre o nível do deque, afinando a silhueta da ponte, reduzindo seu impacto na paisagem ao redor.
Desenvolvido para suportar as mais extremas condições do tempo e atividade sísmica, o viaduto Millau tem uma garantia de 120 anos. Para proteger motoristas de ventos violentos, a estrutura foi equipada com telas protetoras e fortes barreiras de colisão
O viaduto Millau comporta a maior pista suportada por cabos do mundo. Os seis vãos centrais medem 342m cada e os outros dois, nas pontas, 204m cada. A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.
Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS
Data da construção: abril em Janeiro de 2005
Altura total: 343 metros
Altura sobre o rio: 270 metros
Comprimento: 2.460 metros
Número de trabalhadores: 500
Tempo de construção: 3 anos
Número de pilares: 7
Volume de cimento usado: 85,000 metros cúbicos

A ponte situa-se perto de Millau. Antes da sua construção, o tráfego de veículos tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. A ponte agora atravessa o vale pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota. 

A Ponte que caiu com o vento - Estreito de Tacoma, EUA 1940



Ponte Tacoma Narrows  foi uma ponte localizada sobre o Estreito de TacomaWashington,Estados Unidos e que caiu. Este acontecimento foi devido a um colapso gerado por fortes ventos. A Ponte de Tacoma sempre balançava, porém neste dia o vento atingiu uma velocidade de aproximadamente 70 km por hora; com isto começou a gerar movimentos de torção entrando assim em ressonância, vindo a estrutura a colapsar.

Em 7 de Novembro de 1940, caiu a ponte pênsil de 1600 metros (Tacoma Narrows), apenas poucos meses após a sua inauguração.
De madrugada, os ventos atingiram os 70km/h, fazendo a estrutura oscilar. A polícia fechou então a ponte ao tráfego. Às 9h30m a ponte oscila em 8 ou 9 segmentos com amplitude de 0,9m e frequência de 36 ciclos por minuto. Às 10h00m dá-se um afrouxamento da ligação do cabo de suspensão norte ao tabuleiro, o que faz a ponte entrar num modo de vibração torcional a 14 ciclos por minuto. O eixo da via, os dois pilares e o meio da ponte são nodos. A partir daí a situação não se alterou muito durante cerca de uma hora, até que às 11h00m se desprende um primeiro pedaço de pavimento e às 11h10m a ponte entra em colapso, caindo no rio.
Os grandes defeitos da ponte foram a sua enorme falta de rigidez transversal e torcional, pois estava ausente o reticulado por baixo do tabuleiro, e a frente aerodinâmica do perfil. Não houve vítimas deste acidente.
Uma nova ponte foi construída no local, e ainda se encontra em funcionamento.
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China inaugura maior ponte sobre o mar e a maior linha ferrea de trem-bala do mundo

Imagens impressionantes mostram ponte balançando na Rússia


Uma ponte de 7 km de extensão inaugurada em outubro de 2009 que custou cerca de R$ 144 bilhões (US$ 80 bilhões) balançou de forma impressionante com uma ventania na Rússia. 

Após o inverno rigoroso no país, o volume da água e a força da correnteza no rio aumentaram devido ao degelo e as autoridades acreditam que um dos pilares tenha sido prejudicado por tais fatores. A ponte foi fechada para análise de sua estrutura.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estacionamento em Barueri recebe 22 mil m² de pavimento permeável - Téchne



Blocos intertravados têm maior espaçamento entre si e base do piso, sem compactação, é formada por materiais granulares que permitem a passagem da água


Mauricio Lima


O estacionamento do Parque Shopping Barueri, na região metropolitana de São Paulo, contará com cerca de 22 mil m² de pavimento intertravado permeável, a maior área desse tipo de piso já instalado no País. A tecnologia é implantada pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a obra é executada pela Construcap.

Base do pavimento é feita com materiais granulares de diferentes tamanhos

Segundo o Gerente de Projetos de Inovação da ABCP, Cláudio Oliveira Silva, a principal diferença com relação aos pavimentos comuns é que a base não é compactada. "No caso do pavimento permeável, diferentemente do pavimento intertravado convencional, a camada de assentamento é composta por um material um pouco mais grosso que a areia, para proporcionar os vazios que permitem a passagem da água", diz. 
Os blocos intertravados são espaçados em 6 mm, que depois serão rejuntados com um tipo de brita mais grossa, que permanece estável no solo. O material fino seria levado pela água e acabaria se assentando, deixando espaços indesejados na parte superior e causando movimentação ou afundamento dos blocos. O pavimento permeável não pode, no entanto, ser utilizado em locais de tráfego pesado. No caso da obra em Barueri, os caminhões passarão por uma via com piso intertravado comum.

O engenheiro explica que em locais onde o solo é mais compacto, dificultando a absorção da água, é possível instalar um sistema de drenagem. Nesses casos, o piso também proporciona o retardo da chegada da água ao sistema de drenagem, impedindo sua saturação em caso de grandes chuvas. Isso porque a água tem de passar por uma camada de quase 1 m de brita até chegar ao cano. Além disso, essa demora faz também com que a temperatura do piso diminua, reduzindo a quantidade de ilhas de calor.

O processo de instalação é relativamente rápido. Segundo Silva, os 22 mil m² de pavimento permeável foram instalados em aproximadamente 40 dias.

Com relação ao custo, o engenheiro afirma que não há muita diferença de preço, já que em um sistema de pavimento comum seria necessário criar canaletas e bueiros, aumentando o custo da obra.

Para verificar a permeabilidade do pavimento, é realizado um ensaio onde o piso é inicialmente saturado. Depois disso, é medido o tempo que a água leva para ser absorvida pelo pavimento. Com base em um cálculo de coeficiente de infiltração, o pavimento é classificado como de alta, média ou baixa permeabilidade.

A ABCP está trabalhando atualmente na adaptação para o Brasil da norma técnica norte-americana para esse tipo de pavimento.