sábado, 14 de maio de 2011

CDHU vai construir 200 unidades sustentáveis no interior de São Paulo - Piniweb

Divulgação: 24.7 Arquitetura
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) começará a utilizar conceitos de sustentabilidade em suas obras, com base em soluções para otimização de recursos, diminuição de consumo energético, redução de emissões e resíduos e menores custos e despesas com manutenção das casas.  Até o final deste ano, a CDHU inicia a construção de 200 unidades habitacionais na cidade de Botucatu, interior de São Paulo.

Como base, será utilizado o projeto feito pelo escritório 24.7, de Campinas. O projeto foi escolhido através do Concurso Habitação Para Todos, realizado pela CDHU e o departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) no final do ano passado.

O projeto prevê a construção de casas térreas de dois e três quartos com 52 m² e 63 m², com valor aproximado de R$ 1 mil por metro quadrado. A casa é constituída de dois "blocos lineares", que abrigam todos os cômodos da casa. O projeto prevê também a diferenciação e a personalização das fachadas, com o objetivo de evitar repetição nos conjuntos habitacionais executados normalmente.



Matéria completa no link acima

Projetos brasileiros ganham três dos cinco prêmios do Fórum Latino-Americano de Lideranças em Infraestrutura - Infreestrutura

Divulgação: Petrobras
Foram anunciados os premiados do troféu Project of the Year Awards, idealizado pela consultoria CG/LA Infrastructure e entregue durante o 9º Fórum Latino-Americano de Lideranças (FLAL) em Infraestrutura. O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) ficou com dois dos cinco prêmios, nas categorias Criação de Emprego e Projeto Estratégico do Ano. Outra iniciativa brasileira contemplada foi o Projeto de Aproveitamento de Energia de Resíduos de São José dos Campos (SP), na categoria Projetos Verdes, uma novidade no prêmio este ano, substituindo a categoria Água e Esgoto. As Empresas Elétricas da Guatemala ganharam como melhor Projeto de Engenharia do Ano e a Rodovia Rota do Sol - Seção 2, da Colômbia, foi contemplada na categoria Finanças. Quinze empreendimentos de diferentes países da América Latina concorreram ao prêmio.

O Comperj, um dos maiores empreendimentos da história da Petrobras, produzirá um impacto enorme na região onde está sendo inserido, no município de Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro. O impacto começa no tamanho do projeto: a área ocupada pelo complexo é de 45 Km², 10% do território do município. A expectativa da Petrobras é de que o empreendimento, previsto para entrar em operação em 2014, gere mais de 200 mil empregos diretos, indiretos e por "efeito-renda" durante os cinco anos da obra e após a entrada em operação, em escala nacional.


Matéria completa no link acima

Sistema Pirapama, uma das maiores obras hídricas do país, chega à fase final de conclusão em Pernambuco - Piniweb

Divulgação: Odebrecht
Devem ser finalizadas no segundo semestre de 2011 as obras do Sistema Pirapama, em Pernambuco, que tem como objetivo acabar com o racionamento de água no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, além de melhorar o abastecimento dos municípios de Camaragibe e São Lourenço da Mata, beneficiando mais de 3,5 milhões de pessoas.

As obras do sistema foram iniciadas em 2008, sob responsabilidade do Consórcio Pirapama, formado pelas construtoras OAS, Odebrecht e Queiroz Galvão. O Pirapama será interligado com os sistemas de produção e distribuição de água existentes (Sistema Integrado Botafogo-Tapacurá-Duas Unas-Várzea do Una e Sistema Tancredo Neves).
 
A obra completa inclui a construção de nova captação na Barragem de Pirapama, uma estação elevatória de água bruta (EEAB), uma adutora de água bruta de 3,5 km de extensão, uma estação de tratamento de água (ETA) com vazão de 5,13m³/s e uma adutora de água tratada com 19 km de extensão. Além disso, está prevista também a implantação de três subadutoras (Cabo, Ponte dos Carvalho e Jordão) e a construção de três reservatórios (Cabo, Ponte dos Carvalhos e Jordão) com capacidade total de acumulação de 120.500 m³ de água.

Acesse a matéria na íntegra,através do link acima

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cobertura do novo aeroporto internacional de Doha tem telhas de 122 m de comprimento - Piniweb

Divulgação: Bemo
A primeira fase de construção do novo aeroporto internacional de Doha, no Catar, entrou na reta final. O empreendimento foi projetado pelo escritório HOK São Francisco especificamente para acomodar o Airbus A380-800 superjumbo, aeronave de passageiros de grande porte, e substituirá o atual aeroporto localizado a 4 km de distância.
Devido ao seu porte - ao todo, o projeto ocupa uma área de 5.400 hectares, o equivalente a dois terços do tamanho da cidade de Doha - a obra foi divida em três etapas. Na primeira fase de construção, serão instaladas duas pistas de 4.850 m e 4.250 m de comprimento, uma torre de controle de 85 m de altura, um terminal de passageiros, um terminal de carga, um centro de manutenção, um terminal exclusivo para o Emir do Catar, um terminal de aviação geral, uma mesquita pública de 2 mil m² de área construída e um estacionamento para 3.100 carros. O aeroporto projetado pelos arquitetos do HOK abrigará ainda dois hotéis, um de cinco estrelas e um de três estrelas.



Matéria na íntegra pode ser acessada através do link do título do post