segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prédio na China vai absorver a poluição do ar - Exame.com

Indigo Tower

O escritório de arquitetura 10+Design, baseado na China, é internacionalmente conhecido pela visão vanguardista com a qual conduz estudos e experimentos na construção civil, exemplo é o inusitado projeto da Casa-Casulo, que se enterra automaticamente ao detectar mudanças bruscas no clima. Outro projeto do portfólio da equipe é o Indigo Tower, um prédio que terá uma função menos óbvia que a dos edifícios tradicionais.
A construção das torres é prevista para a cidade de Qingdao, China, o a obra será um bio purificador gigante e terá a ambiciosa proposta de higienizar o ar local. O projeto prevê o uso técnicas de nanotecnologia para desenvolver uma estrutura revestida com dióxido de titânio, que pode absorver sujeira, gordura e bactéria do ar. A reação entre as substâncias poluidoras e a camada, aplicada no exterior da construção, é acionada pela incidência de luz solar.
Durante a noite, as torres são iluminadas por um conjunto de luzes ultravioletas e que são alimentadas pela energia solar absorvida pelos painéis fotovoltaicos. A intensidade da iluminação vai depender da quantidade de luz armazenada ao longo do dia.