quarta-feira, 18 de maio de 2011

Passo-apasso: Amarração de alvenaria em pilar - EO

Fissuras e outros problemas nas alvenarias de paredes costumam gerar altos custos de recuperação e, ainda, causam grande insatisfação aos proprietários de imóveis.
Para escapar disso, uma etapa importante a ser considerada é a união entre a alvenaria e o pilar. A solução mais recomendada para evitar trincas nessa ligação é o uso de tela galvanizada de fios de 1,65 mm, com malha de 15 x 15 mm. O tamanho da tela deve ser proporcional à largura da parede. Mas o comprimento total da tela padrão é de 50 cm, ficando com dobra de 10 cm para cima junto ao pilar e outra dobra de 40 cm assentada na junta horizontal entre os blocos.
A colocação das telas deve seguir orientação do projeto de alvenaria de vedação e obedecer alguns cuidados para garantia da amarração. O objetivo é criar uma ligação que impeça o descolamento da alvenaria em relação ao pilar e, ao mesmo tempo, reduza as tensões na argamassa de assentamento.
Materiais e ferramentas: telas metálicas para amarração de paredes; elementos de fixação da tela (pinos); unidades de alvenaria; argamassa de assentamento; pistola para chumbamento da tela (finca-pinos); colher de pedreiro; carrinho de pedreiro; andaime-mesa; bisnaga para aplicação de argamassa; esponja de limpeza; prumo e nível;marreta de borracha; tesoura para cortar a tela. Equipamentos de proteção individual: capacete, protetor auricular, óculos e luvas.
Passo 1
Antes de iniciar a execução da alvenaria prepare a superfície do pilar que vai ser "amarrado" às fiadas. Lave-o com máquina de alta pressão para retirar todo o desmoldante que eventualmente tenha ficado no pilar após a retirada das fôrmas.


Passo 2
Em seguida, prepare argamassa para chapiscar o pilar com traço que contenha resina PVA, para melhorar a aderência. Aplique o chapisco com o rolo para textura, como na foto.

Passo 3
Depois de fazer todas as medições necessárias com prumo e linha, umedeça a superfície e aplique o chapisco também na laje, antes de inserir a primeira fiada de blocos.

Passo 4
Comece a assentar a primeira fiada de blocos. Faça isso após conferir atentamente o projeto de execução. A família de blocos a ser utilizada vem especificada no projeto, assim como a dimensão e o posicionamento das paredes.
Passo 5
Após concluir o assentamento da primeira fiada, use um gabarito para marcar, no pilar, os pontos que serão furados para recebimento da tela metálica de amarração.

Passo 6
Coloque o escantilhão que será usado para prender a linha posteriormente.


Passo 7
Chumbe as telas metálicas nas marcas feitas na estrutura. Para isso, use uma pistola finca-pinos. Mantenha a tela sem dobrar, encostada no pilar, até o momento de sua dobra sobre a argamassa, para evitar acidentes com as pontas dos arames.

Passo 8
Prenda a linha no escantilhão para checar o prumo antes de levantar a parede.

Passo 9
Aplique a argamassa. Na obra da foto preferiu-se a aplicação com bisnaga para melhorar a produtividade no canteiro.
Passo 10
Em seguida, comece a colocar os blocos.

Passo 11
Prossiga com o assentamento dos blocos.


Passo 12
Como regra geral, a tela é dobrada a cada duas fiadas, de forma que fique 10 cm para cima, junto ao pilar, e 40 cm embutida na junta horizontal, entre os blocos. Para fazer o assentamento da tela sobre a alvenaria, deposite a argamassa e empurre a ponta da tela sobre a massa. Abaixe a tela contra a cantoneira fazendo um ângulo de 90º penetrando bem a tela nos cordões de argamassa. Esse cuidado é fundamental para garantir que a tela trabalhe no meio da junta.

Dica !
O primeiro bloco deve ser colocado e pressionado fortemente contra o pilar, com uma junta de 15 a 25 mm (de acordo com o projeto). Note que a argamassa deve ser colocada no bloco em toda a sua face. Repita esse procedimento nos primeiros blocos (os que se ligam ao pilar) em todas as fiadas.


Passo 13
Coloque o tubo que irá receber a instalação elétrica no vão do bloco específico e embuta as caixas de tomadas. Dispense esse procedimento se o projeto não prever alvenaria com tubulação embutida.

Passo 14
Após subir todas as fiadas, execute o rejunte da alvenaria preenchendo com argamassa os vãos restantes entre os blocos.
Passo 15
Antes de finalizar, retire o excesso de argamassa com colher de pedreiro.

Passo 16
Limpe toda a superfície que foi trabalhada com ajuda de uma esponja.
Atenção:
» Não se esqueça de verificar o preenchimento com argamassa de todo o encontro da alvenaria com o pilar.

» É importante que a mão-de-obra a ser utilizada saiba interpretar desenhos do projeto de alvenaria de vedação e o corpo técnico da obra (engenheiro, mestre, encarregado) efetue a devida verificação.
» O assentamento das alvenarias deve ocorrer somente em estruturas já desenformadas e sem escoramento.
» Para a cravação dos pinos (fixação da tela metálica no pilar), recomenda-se o uso de finca-pinos de baixa velocidade (a pistão) acionado com cartucho de pólvora. Para essa operação, é obrigatório uso de óculos e protetor auricular pelo operário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário