terça-feira, 17 de maio de 2011

Cavaletes metálicos sustentam uma rede de barras de aço em casa concebida por Javier Corvalán, em Luque, no Paraguai - Revista AU





Em residência projetada para seu sogro, Javier Corvalán conjuga elementos da cultura paraguaia a restrições orçamentárias e materiais. O resultado é um exemplo da arquitetura inventiva que emerge no país.
Hamaca em espanhol significa rede. E, para o arquiteto paraguaio Javier Corvalán, não havia nome melhor para a casa que projetou no subúrbio de Assunção para seu sogro. "Não apenas pelo resultado formal da cobertura, mas também pelo conceito estrutural que a estabiliza", explica em seu memorial. Tal como árvores sustentando uma rede, os dois volumes alinhados nos extremos dessa casa fazem contrapeso ao telhado metálico. A estrutura é simples: dois cavaletes metálicos reutilizados de outra obra sustentam uma rede de barras de aço de 10 milímetros de diâmetro, transmitindo os esforços, desviando e ancorando os pesos dos muros de tijolos que se apoiam sobre uma base de concreto armado. Para finalizar, a cobertura é realizada com uma chapa inteiriça presa à rede de barras.

Leia mais no link acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário