sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Telhado verde refresca as ilhas de calor urbanas - Veja.com

Com a ajuda de um substrato de fabricação japonesa é possível criar jardins em terraços e telhados capazes de reduzir a temperatura do ambiente, reter a poeira do ar e absorver a água das chuvas.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Instalações elétricas prediais - Construção Mercado

Negligenciadas em muitas obras, instalações elétricas, quando mal-executadas, são origem de 80% dos incêndios em edificações

Por Larissa Leiros Baroni

Aproximadamente 96% das instalações elétricas do Brasil apresentam algum tipo de erro, segundo Edson Martinho, diretor-executivo da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). De um lado, problemas determinados pela falta de planejamento. Do outro, uso de materiais de baixa qualidade ou mesmo irregularidades na execução do serviço. "Em alguns casos, por falta de conhecimento, mas na maioria deles na tentativa de economizar", aponta Martinho. Nos primeiros oito meses do ano, conforme levantamento da Abracopel, fo­­­ram registradas 204 mortes por eletrocussão e 160 incêndios causados por curto-circuito.
fotos: Marcelo Scandaroli

Especificação

Para garantir condições mínimas de qualidade e segurança, toda obra precisa contar com engenheiro eletricista. "Para conter gastos, muitas construtoras, no entanto, optam por deixar esse projeto a cargo de engenheiros civis ou mesmo de arquitetos, alerta Eduardo Daniel, superintendente da Certiel Brasil (Associação Brasileira de Certificação de Instalações Elétricas).
Para desempenhar a função é preciso que o profissional tenha registro no Crea(Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), além de ser necessário recolher ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
A atuação desse profissional deve começar juntamente com o planejamento da obra. Nessa etapa, ele adapta o projeto elétrico ao estrutural, "seguindo as especificações da NBR 5410", enfatiza Martinho. É necessário definir as distribuições de tomadas e lâmpadas, as cargas disponíveis e os tipos de fios para cada uma, bem como o ponto de base da distribuição da energia.
Depois, é hora de iniciar as instalações elétricas, geralmente realizadas por eletricistas e supervisionadas pelo engenheiro. O primeiro passo, segundo Daniel, é implantar o SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), juntamente com a terraplenagem do terreno. "A função do SPDA - obrigatório em prédios - é captar a descarga elétrica que atinge a edificação e conduzi-la de maneira segura para a terra", explica.
A segunda etapa é a passagem dos eletrodutos, que ocorre à medida que as paredes são erguidas. "O processo é finalizado durante a etapa do acabamento com a distribuição dos fios, as instalações das tomadas e lâmpadas e da montagem dos quadros de força individual e coletivo", completa o superintendente da Certiel.
Cotações de preços e fornecedores
Segundo Martinho, o serviço de instalação elétrica pode ser terceirizado, mas, nesses casos, é importante que no documento de solicitação do orçamento já conste todas as exigências para a execução. Os critérios são estabelecidos pela NBR 5410. Já Daniel recomenda desconfiar de preços muito abaixo do valor do mercado. Para ele, é importante sempre avaliar a procedência das empresas, as obras já realizadas, bem como a qualificação de seus funcionários.
Com a escolha do prestador de serviço, providencie contrato com a descrição dos direitos e deveres das partes. Certifique que o documento contenha os itens básicos de segurança e qualidade, as especificações do serviço baseadas na NBR 5410, a descrição dos resultados esperados, a determinação dos prazos e a descrição da mão de obra. Caso a prestadora de serviço seja responsável pela compra dos materiais, Daniel recomenda a inclusão de cláusula especificando as marcas exigidas. "Quanto maior o nível de detalhamento, menor os riscos de erro", garante.
A relação entre construtora e prestador de serviço, no entanto, continua durante a execução, que deve ser acompanhada para garantir o cumprimento de tudo que estiver no contrato. Se mesmo assim ocorrerem problemas técnicos, a prestadora de serviço será civil e criminalmente responsável. "Embora o Código de Defesa do Consumidor estabeleça essa norma, vale incluir no contrato", diz Daniel.
Logística
A logística das instalações elétricas prediais é baseada fundamentalmente no armazenamento dos materiais, que, segundo Daniel, deve obedecer aos critérios de preservação indicados pelos próprios fabricantes. "A má conservação dos produtos pode colocar em xeque a qualidade do trabalho porque muitas das características de desempenho dependem desse procedimento", assegura.
Em geral, os produtos devem ser armazenados em local coberto, longe do solo e de qualquer fonte de umidade. A luz solar também deve ser evitada, principalmente no caso de produtos de isolamento. Martinho também acrescenta a necessidade de mantê-los em local seguro. "O cobre tem alto valor no mercado e desperta grande interesse de ladrões."
Cuidados de canteiro
A segurança dos trabalhadores que interajam com serviços de eletricidade éassegurada pela Norma Regulamentadora 10, que determina requisitos e condições mínimas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos. Também são descritos os equipamentos de segurança necessários para cada situa­ção. "Caso a construtora opte pela contratação de prestadora de serviço, essa será responsabilidade da empresa contratada, mas cabe ao contratante se certificar de que as normas estejam sendo cumpridas", diz Daniel.

acervo pessoal
Eduardo Daniel, superintendente da Certiel Brasil (Associação Brasileira de Certificação de Instalações Elétricas)

ENTREVISTA - EDUARDO DANIEL

Projeto essencial
Quais os aspectos mais críticos na execução de instalações elétricas em prédios?
O sistema de instalação elétrica em prédios é composto por um tripé: projeto bem estruturado; qualidade dos produtos; e mão de obra qualificada. Sem qualquer uma dessas pernas, os riscos são elevados.
A recorrência de erro é maior em qual dessas pernas?
Apenas 15% das instalações elétricas possui projeto. A ausência de projeto dificulta a execução e aumenta os riscos. Ainda assim, a perna da mão de obra é considerada a pior. Afinal, se o setor já sofre com a falta de mão de obra de maneira geral, imagina a especializada. Em muitos casos, os serviços são executados por pessoas sem conhecimento técnico algum.
A execução de instalações elétricas enfrenta aspectos culturais?
Muitos acreditam que não é preciso ser especialista para puxar fio. Há ainda os que priorizam cortes de custo, comprando produtos mais baratos ou reaproveitando inadequadamente restos de fios e, em casos mais graves, desrespeitando as próprias exigências de segurança e ignorando a instalação do fio-terra. Ligações malfeitas podem provocar choque elétrico e o uso inadequado de produtos pode provocar sobrecarga do sistema causando explosões e fogo. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, a origem de cerca de 80% de incêndios é elétrica. Índice que, provavelmente, se repete nos outros Estados.
Como garantir que todos os critérios de segurança foram seguidos?
A certificação da instalação elétrica pode cumprir esse papel. O processo inclui a análise visual da instalação e seis ensaios em cada circuito para identificar se todos os quesitos obrigatórios da NBR 5410 foram cumpridos. Se a instalação for aprovada em todos os testes, emitimos a certificação, caso contrário é emitido relatório com a descrição de todas as inconformidades.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Arquitetos transformam Beirute em um mega jardim suspenso - Exame.com

Projeto "Beirut Wonder Forest", do Studio Invisible
Beirute, capital do Líbano, já foi uma das mais belas e desenvolvidas cidades, sendo considerada a Paris do Oriente Médio até a década de 1970, quando uma guerra civil modificou boa parte de sua fisionomia. Depois, mais um episódio - o bombardeio de Israel, em 2006 - abalou novamente suas estruturas.

De lá pra cá, a região vem recuperando sua antiga fama, tornando-se uma cidade de contrastes, que concentra no mesmo espaço prédios modernos e construções antigas imponentes que sobreviveram a anos de bombardeios. Do ponto de vista estético, ela é realmente bela. Mas tem um problema. Quase não hááreas verdes públicas na cidade, a única é o parque Sanayeh. Vista do alto, tanto concreto dá um tom cinza à cidade.
Pensando num visual mais ecológico e capaz de renovar o ar da capital libanesa, o escritório dearquitetura Studio Invisible projetou um gigante jardim suspenso, que prevê a simples instalação de árvores no topo de todos os edifícios da cidade. Cada árvore ficaria presa por fios de aço que impediriam acidentes durante fortes ventanias. Segundo os arquitetos, espécies de pequeno porte, como a amoreira-branca e a oliveira, se adaptariam bem ao clima mediterrâneo.
Longe de garantir apenas um novo visual para a cidade, o jardim suspenso chamado deBeirut Wonder Forest melhoraria os níveis de oxigênio, gerando um ambiente mais saudável. Além disso, a camada de árvores forneceria sombra e, consequentemente, amenizaria o clima, cada vez mais quente e árido, que por sua vez levaria a um menor nível de consumo de energia nos prédios. Mais, dependendo da escolha de árvores e plantas, estes jardins poderim evoluir para um tipo de agricultura urbana, gerando uma produção pequena, mas valiosa.
Como botar isso em prática? O estúdio espera uma solução pragmática: a criação de um decreto municipal que exija que cada edifício cresça um jardim no terraço. Como incentivos, o município poderia oferecer redução de impostos ou benefícios para os edifícios que mantenham um jardim no último piso bem cuidado, e as empresas de jardinagem também dariam descontos para manutenção do telhado verde.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Piso com manta de PVC - EO


Piso com manta de PVC


Aplicação de revestimento de piso exige planejamento detalhado antes da colagem das mantas

Reportagem: Heloisa Medeiros

As mantas em rolo tecidas em PVC podem ser utilizadas para revestir ambientes internos, com alto tráfego, como escritórios, hospitais, lojas e residências, entre outros. Entre as suas principais vantagens estão a facilidade e rapidez de instalação, além da redução de entulho na obra. A primeira providência para a aplicação é a preparação do contrapiso, que deve estar bem nivelado e raspado, livre de resíduos e poeira. Isso evitará deformações e futuros descolamentos.
A medição da área, de acordo com a largura da manta, deve ser feita com precisão, antes do início do trabalho de colocação usando a própria manta. Essa etapa exige atenção do instalador para as emendas, juntas e as sobras, de cerca de 4 cm, junto às paredes, que depois serão cortadas.
Depois de tudo medido e posicionado adequadamente, passa-se ao processo de colagem das mantas no piso e soldagem. Acompanhe este passo a passo e veja todos os detalhes de aplicação.


Materiais e EPIs


Fotos: Marcelo Scandaroli

Desempenadeira denteada, cola de PVA, solda a frio, cola de contato, espátula, lápis, trena, esquadro, pincel, estiletes comum e de gancho, fita crepe, vassoura de pelo, régua flexível de corte, máquina lixadeira, óculos, luvas, máscara, capacete, protetor auricular e botas de borracha.


Locais de aplicação


Veja sobre quais superfícies é possível instalar as mantas de PVC:
» Contrapiso de argamassa» Pisos cerâmicos» Granilite» Epóxi» Pedras» Piso industrial, etc.

Passo 1


Fotos: Marcelo Scandaroli


1 Com uma máquina lixadeira regularize toda a superfície do contrapiso ou da laje.


Passo 2


Fotos: Marcelo Scandaroli


2 Com uma vassoura, retire toda a poeira que se formou.

Passo 3


Fotos: Marcelo Scandaroli


3 Faça a medição da área com trena e esquadro, marcando com lápis o local das emendas das mantas de PVC. 

Passo 4


Fotos: Marcelo Scandaroli


4 Não se esqueça também de fazer a medição próximo da porta, deixando sobras de 4 cm a 5 cm de manta para os recortes do arremate final. 

Passo 5


Fotos: Marcelo Scandaroli


5 Para facilitar a aplicação da manta de PVC, retire com cuidado as portas que já estiverem instaladas. 

Passo 6


Fotos: Marcelo Scandaroli


6 Posicione as mantas no piso seguindo as marcações feitas anteriormente. 

Passo 7


Fotos: Marcelo Scandaroli


7 Fixe fita crepe nas bordas das mantas, porém, sem aderi-las ao contrapiso. Além de a fita servir de gabarito para o corte final das sobras das emendas, também será útil para proteger a manta contra manchas na hora de passar a solda a frio. 

Passo 8


Fotos: Marcelo Scandaroli


8 Desenrole as demais mantas, sempre considerando sobreposição de 3 cm (a largura da fita crepe) sobre a peça anterior. 

Passo 9


Fotos: Marcelo Scandaroli


9 Corte com estilete todas as sobras de manta deixadas próximas às paredes, cantos e porta. 


Passo 10


Fotos: Marcelo Scandaroli


10 Passe a fita crepe também nas extremidades da manta que ficarão sobrepostas à anterior. 


Passo 11


Fotos: Marcelo Scandaroli


11 Depois disso, levante uma das extremidades das mantas para liberar o contrapiso para a aplicação das colas tipo PVA e de contato. 

Passo 12

Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli


Fotos: Marcelo Scandaroli

12 Comece a passar a cola de contato nas marcações das juntas feitas com lápis e em todo o perímetro do contrapiso. 

Passo 13


Fotos: Marcelo Scandaroli


13 Passe também a cola de contato nas bordas da parte de baixo da manta de PVC. 

Passo 14


Fotos: Marcelo Scandaroli


14 Esta imagem mostra como a cola de contato ficará após a aplicação nas emendas. 

Passo 15


Fotos: Marcelo Scandaroli


15 Depois despeje a cola PVA em cordões sobre o contrapiso e com uma desempenadeira denteada espalhe-a por toda a extensão do ambiente, até as bordas onde a cola de contato já foi aplicada. 

Passo 16


Fotos: Marcelo Scandaroli


16 Volte a colocar as mantas de PVC no lugar em que estavam. 

Passo 17


Fotos: Marcelo Scandaroli


17 Passe um pedaço de madeira recoberto com uma parte de carpete por toda a extensão das mantas colocadas, a fim de retirar eventuais bolhas de ar e fazer a adesão completa ao contrapiso. 

Passo 18


Fotos: Marcelo Scandaroli


18 Esta operação deverá ser repetida com as outras partes das mantas ainda não coladas. 

Passo 19

Fotos: Marcelo Scandaroli


Fotos: Marcelo Scandaroli

19 Usando um estilete bem afiado e a régua de corte bem no meio da sobreposição marcada com fita crepe, corte e retire as sobras da manta. 

Passo 20


Fotos: Marcelo Scandaroli


20 Levante um pouco a manta e retire também as sobras que ficaram da parte de baixo. 

Passo 21


Fotos: Marcelo Scandaroli


21 As duas extremidades laterais da manta formarão então uma junta perfeita. Se for preciso, com um martelo faça a união das juntas, nivelando-as. 

Passo 22


Fotos: Marcelo Scandaroli


22 Aplique na junta o adesivo (indicado pelo fabricante) que fará a solda a frio das mantas. 

Passo 23


Fotos: Marcelo Scandaroli


23 Por último, retire a fita crepe de todas as juntas. As mantas estarão unidas com emendas quase imperceptíveis. 

Apoio técnico: Têxtil J. Serrano.