Até o final de 2011, deverá ser finalizada toda a duplicação da BR 101/NE, que passa pelos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, totalizando 398,9 km de extensão. Ao todo, deverão ser investidos R$ 2,52 bilhões nos oito lotes da obra. O lote 5, que compreende o trecho entre a estrada paraibana PB 025 e a divisa com o Estado de Pernambuco, também deverá ser finalizado ainda neste ano, com a conclusão da restauração do pavimento da rodovia existente e a reforma de um aterro rompido na região do trevo de Campina Grande.
A região é conhecida por contar com um solo muito mole, que causa dificuldades na construção de rodovias. Em um trecho de 90 m, o 2º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (2º BEC) aplicou blocos de EPS para substituir o solo compactado. Segundo o Comandante do 2º BEC, Marcelo Arantes Guedon, a escolha pela aplicação dos blocos de EPS foi feita após insucesso nos testes com o uso de geodreno e geogrelha, que se mostraram insuficientes para deixar o terreno apropriado para a construção da rodovia. O comandante ainda ressalta que havia outras soluções possíveis, porém, mais caras: a continuação da ponte existente no local, já que o trecho está localizado na cabeceira da ponte do Rio Preto, ou a substituição e compactação do solo. Segundo o comandante, o preço inicial estimado para a obra era de R$ 2,9 milhões.
Preparação do terreno para a aplicação dos blocos de EPS
Os blocos de EPS terão a função de impedir que o solo mole aflore e venha a danificar o leito da rodovia. Para o serviço, foi necessária a remoção do solo e a colocação de 1,4 mil blocos, distribuídos em cinco camadas, que ocuparam uma área de 1,4 mil m². Os blocos têm dimensões de 4 m X 1,25 m X 1 m.
Primeira camada - assentamento de blocos no solo
Após a instalação, os blocos foram cobertos por um filme de Pead, sobre a qual foi colocada uma tela metálica e aplicado o concreto, com espessura de aproximadamente 10 cm. Sobre o concreto, foi colocada brita graduada simples, para então ser aplicado o asfalto.
Colocação dos blocos
A obra do lote 5 faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/PB) e do 2º BEC. Segundo o Comandante Guedon, cerca de 25 profissionais trabalharam no trecho da obra, que durou cerca de dois meses.
Nivelamento da primeira camada
Terceira camada de blocos
Quarta camada de blocos
Conclusão da quinta camada de blocos de EPS e início da aplicação de concreto
Blocos de EPS envolvidos por filme de polietileno
Concreto sobre filme de PEAD e tela metálica