sexta-feira, 10 de junho de 2011

PINIweb.com.br | Estrutura de sustentação provisória começa a ser construída em Florianópolis para dar apoio às obras de restauro da octogenária Hercílio Luz | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

Vitor Louzado/Deinfra-SC
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Blocos de EPS substituem camada de solo compactado em obras de duplicação da BR 101 - Piniweb

Até o final de 2011, deverá ser finalizada toda a duplicação da BR 101/NE, que passa pelos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, totalizando 398,9 km de extensão. Ao todo, deverão ser investidos R$ 2,52 bilhões nos oito lotes da obra. O lote 5, que compreende o trecho entre a estrada paraibana PB 025 e a divisa com o Estado de Pernambuco, também deverá ser finalizado ainda neste ano, com a conclusão da restauração do pavimento da rodovia existente e a reforma de um aterro rompido na região do trevo de Campina Grande.
A região é conhecida por contar com um solo muito mole, que causa dificuldades na construção de rodovias. Em um trecho de 90 m, o 2º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (2º BEC) aplicou blocos de EPS para substituir o solo compactado. Segundo o Comandante do 2º BEC, Marcelo Arantes Guedon, a escolha pela aplicação dos blocos de EPS foi feita após insucesso nos testes com o uso de geodreno e geogrelha, que se mostraram insuficientes para deixar o terreno apropriado para a construção da rodovia. O comandante ainda ressalta que havia outras soluções possíveis, porém, mais caras: a continuação da ponte existente no local, já que o trecho está localizado na cabeceira da ponte do Rio Preto, ou a substituição e compactação do solo. Segundo o comandante, o preço inicial estimado para a obra era de R$ 2,9 milhões.
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Preparação do terreno para a aplicação dos blocos de EPS

Os blocos de EPS terão a função de impedir que o solo mole aflore e venha a danificar o leito da rodovia. Para o serviço, foi necessária a remoção do solo e a colocação de 1,4 mil blocos, distribuídos em cinco camadas, que ocuparam uma área de 1,4 mil m². Os blocos têm dimensões de 4 m X 1,25 m X 1 m. 
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Primeira camada - assentamento de blocos no solo

Após a instalação, os blocos foram cobertos por um filme de Pead, sobre a qual foi colocada uma tela metálica e aplicado o concreto, com espessura de aproximadamente 10 cm. Sobre o concreto, foi colocada brita graduada simples, para então ser aplicado o asfalto.

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Colocação dos blocos

A obra do lote 5 faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/PB) e do 2º BEC. Segundo o Comandante Guedon, cerca de 25 profissionais trabalharam no trecho da obra, que durou cerca de dois meses.

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Nivelamento da primeira camada

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Terceira camada de blocos

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Quarta camada de blocos

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Conclusão da quinta camada de blocos de EPS e início da aplicação de concreto

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Blocos de EPS envolvidos por filme de polietileno

Concreto sobre filme de PEAD e tela metálica