sexta-feira, 29 de abril de 2011

Última obra visitada por Lula desaba no Ceará - Veja.com

Lula durante a visita às obras, em dezembro do ano passado: última vistoria antes de deixar o cargo

Túnel que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco ruiu há uma semana, mas o governo só admitiu o fato nesta quinta

Um trecho do túnel Cuncas I, que tem 15 quilômetros de extensão e faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco, entre o Ceará e a Paraíba, desabou no último dia 20 de abril. A obra foi a última visitada por Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro do ano passado, antes de sua saída da Presidência e, apesar de o acidente ter ocorrido há uma semana, só nesta quinta-feira o Ministério da Integração Nacional admitiu o fato.

Operários que trabalham na perfuração levaram um susto quando parte do teto da obra ruiu. Ninguém se machucou. O túnel de 80 metros liga os municípios de Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB). Com o desabamento, 50 metros teriam ficado comprometidos.

A Assessoria de Imprensa do Ministério da Integração Nacional divulgou nota em que admite o acidente. Segundo o comunicado, o desabamento foi causado por um deslizamento de solo. “O deslizamento de solo na entrada do túnel Cuncas I, no lote 14 do Eixo Norte, localizado no município de Mauriti, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, aconteceu devido à consistência não uniforme do solo encontrado naquele ponto”, diz a nota. “Nas escavações de túneis em solo, podem ocorrer imprevistos geológicos que induzem a ruptura de teto, acarretando, assim, o desprendimento da terra".

O Consórcio Construtor Construcap/Toniollo e Busnello/Ferreira Guedes, responsável pela execução do trecho, suspendeu as atividades para novas análises do terreno.

(Com Agência Estado)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Custo da construção cresceu 0,75% em abril - Piniweb

Marcelo Scandaroli

O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M) registrou em abril taxa de variação de 0,75%, resultado superior ao registrado em março, de 0,44%. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nos últimos 12 meses, o índice registrou alta de 7,01%.
No quesito Materiais e Equipamentos, houve variação de 0,40%, ante 0,64% no mês anterior. Os materiais para pintura sofreram a maior alta de preço, com aumento de 2,20%. A parcela relativa a Serviços variou 0,21% no mês, ante 0,46% em março. Aluguéis e taxas registraram a maior alta na divisão de serviços (0,37%).
No índice relativo à Mão de Obra, houve variação de 1,16%, ante 0,27% no mês anterior. O índice relativo a profissionais técnicos apresentou a maior alta no mês, de 1,25%.
Duas capitais apresentaram aceleração: Salvador e Rio de Janeiro. Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo tiveram desaceleração.

Norma para projetos de estruturas de concreto em situação de incêndio passa por revisão- Piniweb

Shutterstock
Deve entrar em consulta pública, ainda neste mês, a revisão da ABNT NRB 15200 - Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio. A norma revisada, já aprovada pela Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deve fornecer os procedimentos para o correto dimensionamento das estruturas de concreto, a fim de poderem ser respeitadas as exigências de segurança das estruturas em incêndio existentes nas normas brasileiras.

Norman Foster projeta edifício multifacetado - Piniweb

Divulgação: Foster + Partners

Edifício do CITIC Bank, em Hangzhou, na China, se destaca pela estrutura aparente e diferentes formas geométricas

Foi iniciada a construção do projeto do escritório Foster + Partners para a sede do CITIC Bank, na cidade de Hangzhou, na China. O edifício é construído ao lado do Rio Qian Jiang, local que está se tornando um novo centro empresarial na cidade. Segundo o escritório, o edifício deverá se tornar um ícone no local.

O projeto se destaca pela sua forma multifacetada: na face sul, a fachada próxima à base do edifício toma a forma de "V" simétrica. Acima desse ponto, os pavimentos se alongam para permitir vistas panorâmicas. A estrutura aparente da face norte foi desenhada também em formas geométricas, sempre na cor bronze.
As fachadas, em vidro, permitem a iluminação natural. Além disso, o escritório afirma que o edifício maximiza a área permitida para sua construção e não atrapalha a visão de outros edifícios ao redor.
Na base da torre, uma copa com 30 m de altura em forma de "A" se estende por 72 m, para proporcionar uma "experiência dramática" de entrada. Através da copa é possível chegar ao átrio em forma de diamante, que vai até o topo do edifício de 20 pavimentos, para permitir a ventilação natural. Nos últimos andares, há jardins, além de um mezanino, que conta também com uma área VIP e salas de reuniões.
Segundo David Nelson, do escritório Foster + Partners, "a torre tem uma posição proeminente em Hangzhou, junto a um dos mais famosos marcos históricos da cidade. O nosso desafio foi criar um novo edifício, que se harmoniza com o seu entorno e ainda tem a sua própria integridade e presença".
Divulgação: Foster + Partners

Depois de vinte anos, termina restauro da torre de Pisa - NE10

Vinte anos depois dos trabalhos de restauração e estabilização a torre inclinada de Pisa, na Itália, está sem os andaimes externos que a apoiaram durante esse período. Com isso, os visitantes poderão subir até o topo do monumento, que possui 56 metros de altura. As obras custaram mais de US$ 9 milhões. Todos os anos, passam pela torre cerca de 1 milhão de pessoas.

Segundo os especialistas que realizaram os trabalhos, a torre está segura e não mostra sinais de que deve inclinar mais. Para monitorar sua condição, foram instalados sensores. A última fase da restauração durou oito anos e buscou remover sal marinho, excrementos de pombos e pichação e marcas de mãos dos turistas.

A Torre de Pisa foi erguida em 1174 e tinha como finalidade albergar o sino da Catedral de Pisa. A sua construção num terreno instável é a principal justificação para a inclinação. Quando três andares haviam sido construídos, o monumento teria começou a inclinar para um dos lados. A construção terminou em 1350. O monumento foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco (órgão cultural das Nações Unidas) em 1987.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Edifício que desabou no PA teve erros na construção, aponta laudo - Estadão

SÃO PAULO - Foi apresentado nesta sexta-feira, 15, um laudo do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) sobre o edifício de 34 andares Real Class, que desabou no Pará, no dia 19 de janeiro deste ano. Havia um erro no projeto estrutural e na concepção do modelo matemático, além de falha no dimensionamento e no detalhamento da estrutura. De acordo com o perito Dorival Pinheiro, dois pilares centrais do prédio tinham diâmetro menor do que o necessário e não resistiram ao peso.

Para o outro perito, Silvio Conceição, o engenheiro calculista do edifício cometeu um erro matemático ao fazer a projeção da obra Segundo Conceição, o prédio não poderia ter 34 andares. "Quando ele estava fazendo o projeto, considerou pavimento por pavimento, não se importando com o número de andares. O correto seria considerar o prédio como um todo", disse.

O CPC constatou também que a construtora não fez a revisão do projeto estrutural do prédio antes de iniciar as obras, o que desrespeita as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. "Ao finalizar o projeto, a construtora deve repassá-lo para outro profissional, que deverá fazer a revisão do projeto. Isto não foi feito", pontuou o laudo.

A partir do laudo, um inquérito deverá ser instaurado. "Vamos trabalhar com a possibilidade de homicídio culposo (quando não há intenção de matar), já que três pessoas morreram em decorrência de um erro", disse Rogério Moraes, da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe).

O primeiro a ser ouvido será Raimundo Lobato, engenheiro civil responsável pelo cálculo estrutural do edifício. Seu depoimento está marcado para a próxima quarta-feira, 20. Além dele, outros, como o dono da construtora, devem prestar depoimento. A polícia tem até o dia 29 deste mês para concluir o inquérito.

domingo, 24 de abril de 2011

Perícia conclui que erro no cálculo estrutural causou desabamento de edifício em Belém - Piniweb


O Centro de Perícias Renato Chaves (CPC), ligado ao governo do Pará, divulgou, na sexta-feira (15), o laudo sobre o desabamento do edifício Real Class, em Belém, ocorrido no dia 29 de janeiro. Segundo o laudo, quatro problemas principais resultaram na queda do edifício: falha na concepção estrutural do prédio; no dimensionamento e detalhamento estrutural; erro de concepção no modelo matemático; e não cumprimento de normas administrativas.

De acordo com o perito Dorival Pinheiro, coordenador das ações da perícia, os dois pilares centrais do prédio não resistiram às cargas verticais e horizontais. Era necessário que os pilares tivessem barras de ferro com diâmetro de pelo menos 5 mm, mas, segundo os peritos, as barras existentes nos pilares tinham 4,2 mm. 

Acesse a matéria na íntegra, clucando no link acima