quarta-feira, 27 de abril de 2011

Depois de vinte anos, termina restauro da torre de Pisa - NE10

Vinte anos depois dos trabalhos de restauração e estabilização a torre inclinada de Pisa, na Itália, está sem os andaimes externos que a apoiaram durante esse período. Com isso, os visitantes poderão subir até o topo do monumento, que possui 56 metros de altura. As obras custaram mais de US$ 9 milhões. Todos os anos, passam pela torre cerca de 1 milhão de pessoas.

Segundo os especialistas que realizaram os trabalhos, a torre está segura e não mostra sinais de que deve inclinar mais. Para monitorar sua condição, foram instalados sensores. A última fase da restauração durou oito anos e buscou remover sal marinho, excrementos de pombos e pichação e marcas de mãos dos turistas.

A Torre de Pisa foi erguida em 1174 e tinha como finalidade albergar o sino da Catedral de Pisa. A sua construção num terreno instável é a principal justificação para a inclinação. Quando três andares haviam sido construídos, o monumento teria começou a inclinar para um dos lados. A construção terminou em 1350. O monumento foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco (órgão cultural das Nações Unidas) em 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário