domingo, 24 de abril de 2011

Perícia conclui que erro no cálculo estrutural causou desabamento de edifício em Belém - Piniweb


O Centro de Perícias Renato Chaves (CPC), ligado ao governo do Pará, divulgou, na sexta-feira (15), o laudo sobre o desabamento do edifício Real Class, em Belém, ocorrido no dia 29 de janeiro. Segundo o laudo, quatro problemas principais resultaram na queda do edifício: falha na concepção estrutural do prédio; no dimensionamento e detalhamento estrutural; erro de concepção no modelo matemático; e não cumprimento de normas administrativas.

De acordo com o perito Dorival Pinheiro, coordenador das ações da perícia, os dois pilares centrais do prédio não resistiram às cargas verticais e horizontais. Era necessário que os pilares tivessem barras de ferro com diâmetro de pelo menos 5 mm, mas, segundo os peritos, as barras existentes nos pilares tinham 4,2 mm. 

Acesse a matéria na íntegra, clucando no link acima

Um comentário:

  1. Acredito que deve ter havido um mal entendido quando da redação deste texto, pois a menor bitola permitida para pilar , segundo a NBR 6118, é de 10mm. Pode ser que esteja se referindo ao estribo, pois este sim, segundo a norma, não deve ter bitola inferior a 5 mm.

    ResponderExcluir