domingo, 13 de novembro de 2011

Passo-a-passo: Laminado melamínico (EO)

O laminado melamínico de alta pressão é um revestimento aplicado em paredes e utilizado como item de decoração. Pode ser instalado em áreas secas ou molháveis, sobre alvenaria, azulejo, drywall e chapas metálicas. A gama de cores e estampas é variada e o produto é resistente a impactos, à água e à umidade (desde que esta não seja ascendente).
Se o laminado for aplicado sobre alvenaria, como neste passo a passo, é preciso executar antes o emboço com argamassa constituída de uma parte de cimento e três partes de areia. Antes da aplicação do produto, a superfície deve estar desempenada, plana e com acabamento acamurçado. Nunca use cal na mistura: o material reduz a capacidade de fixação da cola do laminado melamínico.
Se o emboço apresentar trincas ou falhas grosseiras após a secagem, aplique uma camada de massa regularizadora composta por 1 kg de cimento, 450 ml de água e 150 g de cola PVA. O tempo de secagem desta massa varia de 48 a 72 horas, conforme a umidade do ambiente.

Materiais e EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli

Sarrafo de madeira, lima, martelo, alicate, trena, metro, lápis de carpinteiro, riscador com ponta de vídia, rolo de lã de carneiro, espátula, plaina, vassoura de pelo, cola de contato, folha de laminado, solvente, recipiente para misturar a cola, óculos de proteção, luva, capacete e máscara.


 Passo 1
Fotos: Marcelo Scandaroli Fotos: Marcelo Scandaroli
1 Lixe a parede até a superfície ficar uniforme. Depois, passe a escova para retirar o excesso de poeira.



Passo 2
Fotos: Marcelo Scandaroli

2 Prepare a cola que será aplicada na parede. O preparo deve ser feito em um recipiente cujo material resista ao solvente (bacias de PVC, por exemplo, não são indicadas). Misture 70% de cola e 30% de solvente se a parede estiver porosa. Em superfícies mais lisas, a proporção pode ser de 50% para cada produto.


Importante
O solvente sempre deve ser colocado no recipiente depois da cola.


Passo 3
Fotos: Marcelo Scandaroli

3 Mexa bem até a mistura ficar homogênea e fina.


Passo 4
Fotos: Marcelo Scandaroli

4 Despeje a mistura em um tabuleiro, molhe nela o rolo de lã de carneiro e passe uma camada fina sobre a parede. Se a superfície estiver muito porosa, aplique uma segunda demão.


Passo 5
Fotos: Marcelo Scandaroli

5 Espere 12 horas para o tempo de secagem completa da parede (procedimento chamado de queimação).


Passo 6
Fotos: Marcelo Scandaroli

6 Use um riscador com ponta de vídia para cortar o laminado no tamanho da parede que se deseja cobrir.


Passo 7
Fotos: Marcelo Scandaroli

Fotos: Marcelo Scandaroli

Se a parede tiver detalhes como portas, janelas e interruptores, extraia essas aberturas do laminado antes de colá-lo. Nunca corte a chapa em 90o: isso pode causar trincas e fissuras no revestimento. Sempre faça o corte abaulado com o uso de um compasso de ponta. O recorte deve ser feito no lado decorativo da placa para que as rebarbas do corte fiquem para dentro da parede.


Passo 8
Fotos: Marcelo Scandaroli

8 Depois de cortar, use uma lima para eliminar as rebarbas.


Passo 9
Fotos: Marcelo Scandaroli

9 Vire a chapa com o lado interno para cima e despeje cola pura na superfície.


Passo 10
Fotos: Marcelo Scandaroli

10 Com uma espátula denteada, espalhe a cola pelo verso do laminado com movimentos aleatórios formando ranhuras. A espátula denteada pode ser feita com um pedaço da própria chapa.


Passo 11
Fotos: Marcelo Scandaroli

11 Derrame a cola diretamente na parede.


Passo 12
Fotos: Marcelo Scandaroli

12 Espalhe a cola pela parede com a espátula também com movimentos aleatórios, fazendo ranhuras que ajudam a fixar melhor o laminado. Depois, espere a secagem (cerca de 20 minutos em dias quentes e 40 minutos em dias frios).


Passo 13
Fotos: Marcelo Scandaroli

13 Cole o laminado na parede com cuidado para que a chapa não fique torta. Depois de colada, só é possível movimentá-la até 2 mm para corrigir possíveis erros de colagem.


Passo 14
Fotos: Marcelo Scandaroli

14 Passe o sarrafo por cima da chapa no sentido da textura para auxiliar no processo de colagem.


Passo 15
Fotos: Marcelo Scandaroli

15 Deixe um espaço de 2 mm entre uma placa e outra do laminado. Essa junta de dilatação evita que, com a movimentação natural da alvenaria, uma chapa se sobreponha à outra.


Observação
Se a parede for de cerâmica ou gesso acartonado, a junta pode ser um pouco menor.



Fotos: Marcelo Scandaroli
Chapas do laminado melamínico aplicadas.

Dicas
» Se o laminado for aplicado sobre superfície cerâmica, é preciso deixar a base mais áspera - faça isso com uma lixadeira profissional. Limpe a parede com detergente para retirar sujeiras e gorduras. Caso existam peças soltas ou pedaços ocos na parede, corrija o problema com uma camada de massa de cimento e, depois da secagem, aplique uma camada de massa regularizadora.
» Se a parede for de chapa metálica, certifique-se que não haja ferrugem e que as chapas estejam fixas. Retire sujeira e gordura da base com detergente.
» Caso seja necessário retirar o laminado da parede, despeje solvente em uma garrafa de plástico, fure a tampa com um prego e aplique o líquido nas juntas entre as placas. Descole a chapa da parede com uma espátula.



Apoio técnico: Formica, Escola Senai "Orlando Lavieiro Ferraiuolo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário