domingo, 13 de novembro de 2011

Passo-a-passo: Hidrofugante para concreto (EO)


Superfície de concreto aparente deve estar uniforme e limpa antes de receber o produto. Saiba como aplicá-lo sem erros

Reportagem: Gisele C. Cichinelli
A principal função do hidro­fugante à base de silicone é proteger o concreto aparente contra a umidade, sem modificar sua aparência natural. Com o produto corretamente aplicado, é possível aumentar a vida útil dessas superfícies ao livrá-las de eflo­rescências e manchas que causam sua deterioração.
Mas, para que o produto desempenhe bem suas funções, é preciso observar alguns cuidados. A presença de trincas, corrosão de armadura e outras irregularidades devem ser verificadas e reparadas antes de iniciar a aplicação. O produto não compensa falhas na superfície, podendo migrar para dentro da porosidade e ficar embutido no interior do concreto. Com a superfície em "aberto", a água infiltra-se sem dificuldade pode ocasionar problemas graves, principalmente no concreto armado, cujas armaduras podem sofrer oxidação. Para evitar que isso ocorra, a recomendação é seguir à risca os procedimentos contidos na norma técnica NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto. 
Outro ponto que merece atenção é a limpeza da superfície, que deve estar livre de pó, resíduos de desmoldantes ou de outros produtos aplicados, como resinas. Antes de utilizá-lo, também é necessário proteger vidros, plantas, pisos e madeira. Vale lembrar que o produto é à base de solvente, por isso, para evitar manchas no concreto, nunca deve ser aplicado em dias chuvosos. Também não é recomendável aplicá-lo sob ação de ventos fortes, pois há risco de aumentar o consumo do produto, e em temperaturas muito baixas, condição que dificulta a impregnação no concreto. Acompanhe a seguir o passo a passo correto da aplicação do hidrofugante.


FERRAMENTAS E EPIs

Fotos: Marcelo Scandaroli

Hidrofugante à base de silicone, trincha, pulverizador de baixa pressão, abridor para embalagens metálicas, fita crepe, recipiente plástico, sarrafo de madeira limpo e seco, rolo ou bloco de espuma, lona plástica, óculos de segurança, capacete, luva de látex e máscara protetora.



Passo 1

Fotos: Marcelo Scandaroli

1 Antes de aplicar o produto, aguarde, no mínimo, 28 dias para a cura adequada do concreto. A superfície deve estar seca, íntegra, uniforme e livre de fissuras e porosidades como as apresentadas nesta imagem.



Passo 2

Fotos: Marcelo Scandaroli

2 Com o auxílio de escova ou trincha, retire o excesso de pó da superfície.




Atenção!

Fotos: Marcelo Scandaroli

Lave a esponja simultaneamente à limpeza, mergulhando-a em água. Assim, é possível retirar o excesso de pó e permitir a completa remoção da sujeira aderida à superfície de concreto.



Passo 3

Fotos: Marcelo Scandaroli

Fotos: Marcelo Scandaroli

3 Em áreas pequenas e restritas, utilize um bloco de espuma embebida em água para retirar os finos da superfície, completando a sua limpeza.



Passo 4

Fotos: Marcelo Scandaroli

4 Para a limpeza de áreas maiores e livres, utilize uma máquina hidrolavadora para executar essa etapa. 



Passo 5

Fotos: Marcelo Scandaroli
5 Proteja com uma lona plástica as áreas onde o produto não será aplicado - como alvenarias, revestimentos e caixilhos.



Passo 6

Fotos: Marcelo Scandaroli
6 Abra a lata e despeje o produto em um recipiente plástico próprio para tintas de acabamento.




DETALHE

Fotos: Marcelo Scandaroli
Utilize um abridor de embalagens metálicas para abrir o produto. Furos ou outros danos no recipiente provocam a evaporação do solvente, prejudicando o desempenho do hidrofugante.



Passo 7

Fotos: Marcelo Scandaroli
7 Em áreas pequenas, utilize a trincha para fazer a aplicação do hidrofugante sobre a superfície do concreto aparente seca e já tratada.



Passo 8

Fotos: Marcelo Scandaroli
8 Aplique o hidrofugante sempre de baixo para cima. Depois de seis horas ou no dia seguinte, aplique a segunda demão do produto.



Passo 9

Fotos: Marcelo Scandaroli

Fotos: Marcelo Scandaroli
9 Para garantir maior produtividade em grandes superfícies, substitua a trincha por um pulverizador de baixa pressão. Aplique o produto e repita a operação, completando a segunda demão após seis horas ou no dia seguinte.




Detalhe

Fotos: Marcelo Scandaroli
A ponta do pulverizador deve ficar cerca de 20 cm afastada da superfície, garantindo o efeito "leque" e a cobertura de área de 30 cm, aproximadamente, no momento da aplicação.


Fotos: Marcelo Scandaroli



Dicas

» Leia atentamente as instruções de cada fabricante. A embalagem deve trazer informações sobre a forma de aplicação, preparo da base, intervalo entre as demãos etc.;
» O rendimento do produto varia conforme a porosidade do concreto. Concretos com média porosidade, por exemplo, exigirão o consumo de 3 l a 4 l de hidrofugante por metro quadrado;
» Para garantir a eficiência e durabilidade da proteção contra a infiltração, o ideal é reaplicar o produto a cada dois anos;
» O produto deve ser armazenado em local coberto, fresco, seco e ventilado, fora do alcance de crianças e animais e longe de fontes de calor.


Apoio técnico: Eliene Ventura, gerente técnica da Vedacit/Otto Baumgart, Izaias Batista da Silva Junior, técnico da Vedacit/Otto Baumgart, e Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário