domingo, 13 de novembro de 2011

MELHORES PRÁTICAS: Graute


Além de cuidados comuns ao grauteamento, o pilar e a fôrma que recebem o graute devem passar por preparos específicos



Apicoamento
Fotos: Marcelo Scandaroli
O pilar que receberá o reforço estrutural deve ser apicoado, para melhorar a aderência do graute. Neste processo, um funcionário remove a camada superficial de concreto manualmente (com ponteiro, talhadeira e marreta) ou com equipamentos (como martelete, lixadeira). A profundidade é especificada em projeto. Depois, deve ser feita limpeza para remoção do pó e partículas soltas. Pode-se usar jato d'água, aspiração, ar comprimido etc.

Ancoragem e armação
Fotos: Marcelo Scandaroli
Nos locais onde serão ancoradas as armaduras, os furos de ancoragem devem ter profundidade de no mínimo 6 cm e devem ser preenchidos com resina polimérica. Quando se posicionar e fixar a armação nas barras ancoradas, devese recorrer ao uso de espaçadores, que garantem a distância entre a armadura e o núcleo, assim como o cobrimento mínimo.

Fôrmas
É recomendável aplicar, além de desmoldante nas fôrmas, adesivo polimérico na superfície do substrato. As fôrmas, então, devem ser corretamente posicionadas e travadas em lances de até 1,10 m.
Fotos: Marcelo Scandaroli

Fotos: Marcelo Scandaroli
Vedação da fôrma
Antes da aplicação do graute e logo após o fechamento das fôrmas, aplica-se externamente nas juntas de fôrma uma camada de gesso de secagem rápida, a fim de evitar a fuga de nata de graute.



Reforço e acabamento
Entre o concreto novo e o antigo, uma manta de carbono pode ser utilizada como reforço, com intuito de evitar problemas de fissura. O acabamento estético pode ser feito com areia.
Fotos: Marcelo ScandaroliLançamento
No último lance de preenchimento da fôrma, o graute deve ser lançado por aberturas feitas na laje. Se não for possível, pode-se encher até 8 cm com argamassa semisseca, bem aplicada no topo do pilar.
Fotos: Marcelo Scandaroli
Apoio técnico: Alfredo Inácio Júnior, gerente de projetos, e Gabriel Rigatto Ferreira, engenheiro da qualidade da Método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário