sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Integração difícil - Téchne


Diretor de projetos e coautor de trabalho sobre coordenação mostra onde as construtoras mais erram

MARCO ANTONIO MANSO
É diretor de projetos e orçamentos na Fortenge Engenharia, onde ocupou o cargo de orçamentista entre 1990 e 1998. Foi um dos fundadores, em 2006, da Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projetos (Agesc), da qual atualmente é vicepresidente administrativo. Marco Antonio Manso graduou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia São Paulo (Fesp) em 2000 e tem mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) em 2006. Junto com Cláudio Mitidieri, publicou o livro "Gestão e Coordenação de Projetos em Empresas Construtoras e Incorporadoras" (Editora PINI, 2011)

A valorização da coordenação de projetos é sentida pelo menos desde a década de 1980, com a reestruturação competitiva do mercado e a forte especialização de cada agente da construção. Com a especialização, as responsabilidades se dividem, e é aí que mais se sente a necessidade de um líder que dê um rumo ao trabalho, oriente sobre as diversas possibilidades, garanta a comunicação entre os setores. Para Marco Antonio Manso, este papel pode ser feito por uma pessoa ou um departamento, interna ou externamente, dependendo mais da estratégia competitiva da empresa que de seu porte. Em qualquer um dos casos, o que se deve garantir é o acúmulo de experiência para contínua melhoria do produto final. Para isso, há mecanismos, como acompanhamento da obra, checklists, avaliação pós-ocupação. Mesmo que tais procedimentos soem burocráticos, metas para cumprir são sempre necessárias, defende Marco Antonio. Outra questão importante é o fluxo de trabalho, para que a coordenação coopere a favor e não contra as tomadas de decisão. O papel do coordenador é subsidiar incorporadora e construtora com todas as informações necessárias para que se faça rápidas e acertadas decisões sobre a estrutura do empreendimento e o encaminhamento de sua obra. Essas e outras questões são discutidas na entrevista a seguir (ver aqui)




Recuperação de telhas metálicas - Téchne


A versatilidade, resistência e custo competitivo das telhas de aço zincado atraem cada vez mais consumidores do mercado da construção industrial e comercial. Utilizadas tanto em coberturas como em fachadas, as telhas de aço galvanizado são empregadas em diversas versões e acabamentos: desde as simples, com o acabamento natural do zinco ou da liga alumínio+ zinco, às com isolamento termoacústico em poliuretano ou lã de vidro ou de rocha e acabamento superficial pré-pintado
Qualquer que seja a telha de aço, a sua vida útil está diretamente ligada à qualidade dos revestimentos que protejem o metal base (o aço) da oxidação e eles podem ser de dois tipos:

  • Revestimento metálico: é aplicado pela usina siderúrgica sobre a bobina de aço carbono, em uma linha contínua de galvanização e pode ser 100% zinco (chapa zincada) ou em liga de alumínio (55%) e zinco (45%), neste caso recebendo nomes comerciais como Galvalume, Zincalume ou Aluzinc, por exemplo. Toda telha de aço vendida no mercado deve possuir um destes dois revestimentos metálicos por força das normas de telhas NBR 14.513 e 14.514. Estas mesmas normas especificam os revestimentos mínimos que a chapa de aço de uma telha deve ter em zinco ou em liga alumínio+zinco
  • Revestimento orgânico pré-pintado: pode ser aplicado pelo fabricante da telha ou por usina siderúrgica capacitada. Neste processo, a bobina de aço, sempre com revestimento metálico, passa por uma linha contínua e automatizada de pintura, onde a chapa é limpa, desengraxada e passivada para depois receber uma tinta de base em primer epóxi e depois o acabamento final na cor desejada pelo cliente, que pode ser um poliéster, um poliuretano alifático ou um PVDF (fluoreto de polivinilideno), dependo da especificação técnica.
Matéria na íntegra AQUI

Alto e esbelto - Téchne

Fotos: divulgação Conserpa
Vigas com 140 cm de altura e variação da resistência característica do concreto nos pilares estabilizam edifício de 42 pavimentos em João Pessoa, na Paraíba.
O edifício residencial Rio Mamoré se destaca na paisagem de João Pessoa, na Paraíba: ao todo são 42 pavimentos que alcançam 132 m de altura. Com um apartamento de 212 m² por andar, além de um dúplex, o projeto da edificação se tornou um grande desafio pela relação altura e largura de lâmina, pois o prédio tem um coeficiente de esbeltez alto, na faixa de 10.
"Para se ter uma ideia, a lâmina da edificação só ocupa cerca de 10% da área do terreno, que tem 2 mil m², então os recuos são muito grandes, muito acima do que é exigido pela prefeitura", afirma José William Montenegro Leal, sócio-diretor da Conserpa, responsável pela construção do empreendimento.

Leia mais AQUI


Campo fechado - Téchne

Geiger Engineers


Estádio em Vancouver recebe a maior cobertura retrátil do mundo

Quando foi construído, em 1983, o estádio BC Place em Vancouver, Canadá, possuía a maior cobertura suspensa a ar na época. Porém, junto com reformas de modernização do estádio, a cobertura também passaria por mudanças, principalmente para aumentar as possibilidades de uso do estádio e economizar energia.
Como era suspensa a ar, a cobertura original era pressurizada, em uma operação contínua de ventiladores que mantinham a pressão. Outra questão era a necessidade de derreter a neve que se depositava na cobertura, o que demandava um gasto expressivo de energia.
"Desde o começo não se queria uma nova cobertura suspensa a ar, porque ela tem algumas vulnerabilidades e, do ponto de vista operacional, cria restrições ao uso do estádio", conta David Campbell, engenheiro do Geiger Engineers e chefe do projeto estrutural da cobertura.
Leia mais AQUI

Ponte Hercílio Luz - Téchne

Cartão-postal de Florianópolis corre contra o tempo e a maresia. Para salvar a ponte, consórcio precisa construir novos apoios sob o tabuleiro. Veja detalhes do complexo plano de recuperação. Confira aqui a reportagem completa

ConstruTech2011




O Evento
ConstruTech 2011 - Nesta quinta edição do ConstruTech, a PINI realizará quatro seminários com palestras apresentadas por renomados especialistas, abordando os desafios da engenharia de custos, alternativas tecnológicas para construção residencial, soluções gerenciais e sistemas construtivos para obras industriais e condomínios logísticos.
Aproveite a oportunidade e invista em informações estratégicas para sua carreira e seus negócios. Inscreva-se!


Inscrições para o Prêmio Talento Engenharia Estrutural se encerram em 31 de agosto - Téchne


Divulgação: Gerdau


Em sua 9ª edição, concurso tem novas regras e premiação de destaque

As inscrições para o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2011, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) em parceria com a Gerdau, se encerram no dia 31 de agosto. Destinado a projetistas estruturais, o prêmio busca a valorização do engenheiro de estruturas.
Ao contrário das edições anteriores, a 9ª competição vai permitir que os participantes concorram em todas as categorias: infraestrutura, edificações, obras de pequeno porte e obras especiais. Além disso, os projetos inscritos no concurso ainda concorrerão a uma nova premiação, denominada "Destaque do Júri".

Atividade da construção civil aumentou pouco em julho - Construção Mercado


Marcelo Scandaroli


Crescimento moderado teria sido resultado da queda das pequenas empresas

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou hoje (25) o resultado da Sondagem da Indústria da Construção relativa ao mês de julho, que detectou pequeno aumento na atividade do setor. Em uma escala de 0 a 100, onde valores maiores que 50 apresentam alta, o índice registrou 51 pontos. Em junho, o índice também apresentou aceleração.
De acordo com Danilo Garcia, economista da CNI, o crescimento moderado foi causado pela queda das pequenas empresas, que registraram 47 pontos. Empresas de médio porte ficaram praticamente estáveis (51 pontos), enquanto grandes empresas tiveram alta, com 54,8 pontos.
Em relação aos subsetores, houve declínio na construção de edifícios (48,7 pontos). Nos outros dois subsetores, o aumento na atividade foi baixo, sendo o mais alto o de serviços especializados (51 pontos), seguido pelas obras de infraestrutura (50,2 pontos.
 
Em relação aos meses de julho de anos anteriores, a atividade ficou estável, registrando exatos 50 pontos. O número de empregados registrou leve alta no mês, com indicador em 51,5 pontos. De acordo com a pesquisa, os empresários do setor estão menos otimistas com os próximos seis meses da construção civil. Apesar do índice se manter acima dos 50 pontos, "esse sentimento está menos disseminado", diz a pesquisa.
 
A Sondagem da Construção Civil ouviu 455 empresas entre 1° e 16 de agosto de 2011, das quais 212 pequenas, 180 médias e 63 grandes

Projeto de Lei regulamenta construção de postos de combustível para todo o País - Infraestrutura


Marcelo Scandaroli

Segundo o documento, menor distância entre postos no perímetro urbano deverá ser de 2 km

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 866/11, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (DEM-SC), que regulamenta a construção e a reforma de postos de combustível de forma nacional, alterando as leis atuais, que são municipais.
De acordo com o documento, os projetos de construção dos postos deverão ser realizados segundo normas expedidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), pelo Corpo de Bombeiros, pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e pelas respectivas prefeituras, órgãos ambientais e de segurança pública.

Segundo o PL, a menor distância entre postos no perímetro urbano deve ser de 2 km, enquanto que na estrada, a distância deverá ser de 10 km. Segundo o texto, essa distância deve-se ao "adensamento de estocagem de combustível observado no subsolo dos conglomerados urbanos e rodovias, e do risco potencial de explosões simultâneas e concentração de danos ambientais aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos".
Nas áreas urbanas, ainda é necessário que o posto esteja a 500 m de áreas como escolas, quadras esportivas e hospitais e a 200 m de túneis, pontes e viadutos. O terreno em áreas urbanas deverá ser de, no mínimo, 1.000 m² e, em rodovias, de 5 mil m².
Segundo Agostini, "toda instalação e sistema de armazenamento de derivados de petróleo e outros combustíveis configuram-se como empreendimentos potencialmente ou parcialmente poluidores e geradores de acidentes ambientais, o que gera uma grande necessidade de regulação por parte do poder público".
Se aprovado, o PL passa a valer apenas para novas construções. De acordo com a proposta, os postos revendedores de combustíveis já existentes, que eventualmente necessitem de reforma e ampliação, estão liberados dessas medidas.

Estados Unidos vai construir torre de 790 m para a geração de energia solar - Téchne

Ar aquecido por efeito estufa deverá propulsionar 32 turbinas, o suficiente para abastecer 100 mil residências no Arizona


Até 2013 deve começar a construção de uma torre solar de aproximadamente 790 m de altura, que deverá fornecer energia para cerca de 100 mil residências no Estado do Arizona a partir de 2015. O projeto é da empresa de energia renovável australiana EnviroMission, que contratou a construtora Hensel Phelps para as obras
A torre, com custo estimado em US$ 750 milhões, será conectada a uma estufa com 4,8 km de diâmetro no máximo. A estufa servirá para esquentar o ar através da radiação solar, sendo que a temperatura naquele espaço, segundo os engenheiros, poderá chegar a até 72 °C. O ar mais quente, e portanto mais leve,  sobe para a torre, por onde propulsiona 32 turbinas durante sua passagem, gerando até 200 MW de energia.
A torre será a segunda estrutura mais alta do mundo, ficando atrás somente do Burj Khalifa, em Dubai, com 811 m. A torre precisa ser alta para que o ar no topo da estrutura seja frio o bastante para que a diferença de temperatura seja maior e o ar quente suba com maior força. De acordo com a empresa, a cada 97 m, o ar diminui sua temperatura em aproximadamente 16 °C

Leia mais AQUI