terça-feira, 27 de março de 2012

Revista Téchne | Pisos industriais - Envie sua pergunta para o email iptresponde@pini.com.br | Engenharia Civil

Divulgação: Emisa Plaenge
Revista Téchne | Pisos industriais - Envie sua pergunta para o email
 iptresponde@pini.com.br | Engenharia Civil

Revista Téchne | Steel framing - Veja passo a passo a construção de uma casa com esse sistema construtivo que chega agora à habitação popular | Engenharia Civil

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Revista Téchne | Painéis estruturais pré-moldados maciços de concreto armado para execução de paredes | Engenharia Civil

Fotos: divulgação Rossi Residencial
Revista Téchne | Painéis estruturais pré-moldados maciços de concreto armado 
para execução de paredes | Engenharia Civil

Revista Téchne | Sondagem à percussão - Ensaio de penetração padronizado exige atenção no registro dos dados e cuidados com as amostras de solo | Engenharia Civil

Fotos: Marcelo Scandaroli
Revista Téchne | Sondagem à percussão - Ensaio de penetração padronizado exige atenção no registro dos dados e cuidados com as amostras de solo | Engenharia Civil

Revista Téchne | Contenção com faceamento em módulos pré-fabricados de concreto | Engenharia Civil

Fotos: divulgação Geo Soluções
Revista Téchne | Contenção com faceamento em módulos pré-fabricados de concreto | Engenharia Civil

PINIweb.com.br | Três consórcios participam de licitação para projeto executivo do túnel submerso entre Santos e Guarujá  | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

Divulgação
PINIweb.com.br | Três consórcios participam de licitação para projeto executivo do túnel submerso entre Santos e Guarujá  | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

PINIweb.com.br | Abramat pede ao Governo isenção total do IPI para materiais da construção | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

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PINIweb.com.br | Escritório propõe sistema de ciclovias para Recife | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

23/Março/2012

Escritório propõe sistema de ciclovias para Recife

Vias seriam delimitadas pela alteração da sinalização horizontal das pistas, sem alterações físicas

Mauricio Lima
O escritório de arquitetura César Barros, sediado na capital pernambucana, desenvolveu um projeto cicloviário para a cidade apenas com a pintura nas vias, sem a necessidade de qualquer alteração física das ruas. "O projeto pode ser feito de forma imediata, somente com a alteração da sinalização horizontal das pistas", disse Barros.


Divulgação: César Barros
Ciclovia e BRT seriam integrados às pistas dos carros
Segundo o arquiteto, a proposta engloba quatro grandes rotas que interligam Recife e outros seis municípios da região metropolitana da cidade. Além disso, o projeto prevê a inserção das ciclovias nas rodovias marginais a rios, mananciais e canais da cidade, utilizando-se de arborização para garantir o sombreamento das vias. "As árvores arbustivas não impactam na infraestrutura, são de crescimento rápido e não exigem manutenção complexa", disse.
O projeto ainda prevê a interligação do sistema cicloviário com o BRT (Bus Rapid Transit) que será ainda implantado na cidade. A ideia é que o BRT siga a mesma proposta, sem a necessidade de grandes alterações físicas, diminuindo o custo e o tempo de implantação. "Tinta nós já temos. Não precisamos criar novas pistas ou construir novas vias. É possível fazer tudo isso de uma forma mais simples", disse Barros.
As estações seriam instaladas no alinhamento das ciclovias, facilitando o acesso dos pedestres aos ônibus. As paradas possuem bicicletários acoplados, facilitando a interface entre os modais.   "Estabelecemos seis tipos de vias possíveis com o pedestre em convivência harmoniosa com a bicicleta, o carro e o ônibus, com a faixa de serviços implantada para o plantio de árvores arbustivas, iluminação e mobiliário urbano necessário", disse Barros.
Segundo Barros, o projeto foi apresentado ao Instituto da Cidade do Recife, ligado à Prefeitura, que foi criado para planejar a cidade para os próximos anos. O arquiteto deve, ainda, ter uma reunião com secretários de Estado e do Município para detalhar o projeto.

Divulgação: César Barros
Proposta será apresentada à prefeitura
Divulgação: César Barros 


Quatro rotas principais ligariam sete municípios
Divulgação: César Barros 


Pontos de ônibus com bicicletário integrado

PINIweb.com.br | Obras nas comportas da Usina de Jirau demandaram balancins especiais | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

Divulgação: Baram
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PINIweb.com.br | Titanic inspira arquitetura de novo museu na Irlanda do Norte  | Construção Civil, Engenharia Civil, Arquitetura

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Odebrecht premia trabalho sobre reúso de sacos de cimento em argamassa - Piniweb


Odebrecht


Um trabalho que propõe o reúso de sacos de cimento e cal para a melhoria de argamassas de assentamento foi o vencedor do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2011. A premiação contemplou os cinco melhores projetos universitários, dentre 66 inscritos, que propunham soluções de sustentabilidade aplicadas em engenharia. 

Desenvolvido pelas estudantes Lorena Rezende dos Santos e Patrícia Eliza Floriano de Carvalho e orientado pela professora Helena Carasek Cascudo, todas da Universidade Federal de Goiás (UFG), o trabalho vencedor identificou a viabilidade de beneficiamento das embalagens e do uso das fibras de celulose como adição à argamassa para assentamento de alvenaria. Os ensaios de resistência à tração na flexão mostraram, segundo Helena Cascudo, um desempenho 17% superior da argamassa modificada em comparação com a argamassa de controle, sem fibras.
Também foram premiados projetos de universidades de Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul. Os grupos de autores, os orientadores e as universidades foram premiados, cada um, com R$ 20 mil cada. As inscrições para a edição 2012 da premiação já estão abertas e podem ser feitas, até o próximo dia 24 de setembro, pelo site do concurso.
Veja abaixo resumo dos trabalhos vencedores:
1º lugar
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Tema:
 Prática sustentável na construção civil através do reúso de sacos de cimento e de cal na produção e melhoria de argamassas para assentamento
Alunos: Lorena Rezende dos Santos e Patrícia Eliza Floriano de Carvalho
Orientadora: Helena Carasek Cascudo
Proposta de reaproveitamento de embalagens de cimento e de cal como fonte de fibra de celulose para a produção e melhoria de desempenho de argamassas de assentamento. No próprio canteiro, a polpa de fibras de celulose é obtida com o uso de água e de uma ferramenta com hélice capaz de cortar o papel.
O grupo realizou um programa experimental em laboratório e uma avaliação prática em um canteiro de obras. Segundo estudos apresentados pelo grupo, a solução também contribui para reduzir custos na produção desse insumo.


Engenheiros desconhecem uso dos estribos - Piniweb



Para Ricardo França, erros são continuamente cometidos por falta de informação

Luciana Tamaki
No seminário Concreto - Estruturas e Fechamentos para Edificações, realizado hoje (6) pela PINI, o engenheiro Ricardo França alertou para um erro comum nas armaduras das estruturas de concreto, que é a má utilização dos estribos, como corte sem reposição, ou mesmo ausência deste elemento. Para ele, muito dessas falhas se deve ao fraco aprendizado dos engenheiros, que só conhecem o uso de travamento contra "flambagem" das armaduras longitudinais.
Outros usos do estribo, explica França, são de armadura de costura na região de emendas da armadura vertical; armadura de costura para as variações de tensão decorrentes dos momentos fletores; armadura de costura das bielas comprimidas de concreto no nó viga-pilar; armadura de força cortante em casos especiais; e armadura para o equilíbrio de modificações suaves de direção da armadura vertical.
Sobre o nó viga-pilar, o engenheiro explica no vídeo abaixo:



Outro alerta de França foi sobre erros de execução em obras. Para ele, seria importante que as construtoras mantivessem uma equipe própria para inspeção de obras. Esta equipe, independente mas da própria construtora, com experiência, impediria erros que muitas vezes são repetidos obra após obra.
Outro alerta de França foi sobre erros de execução em obras. Para ele, seria importante que as construtoras mantivessem uma equipe própria para inspeção de obras. Esta equipe, independente mas da própria construtora, com experiência, impediria erros que muitas vezes são repetidos obra após obra.


Herzog & de Meuron apresenta projeto do Complexo Cultural Luz - Piniweb


Equipamento desenvolvido pelo escritório suíço será construído no centro de São Paulo para abrigar apresentações de teatro, música e dança


Mauricio Lima
O escritório suíço Herzog & de Meuron apresentou hoje (21), ao governo de São Paulo, o projeto do Complexo Cultural Luz. O equipamento deve se tornar um dos espaços culturais mais importantes da capital paulistana, com apresentações teatrais, musicais, de dança e outras manifestações artísticas. Incluso no projeto Nova Luz, o edifício deve também impulsionar o processo de revitalização do centro da cidade.
Divulgação: Governo de São Paulo 

Os cinco pavimentos do edifício de 23 m de altura abrigarão três teatros, sendo o maior deles com capacidade para 1.750 pessoas, a sede da Escola de Música do Estado de São Paulo e da São Paulo Companhia de Dança, um restaurante e áreas administrativas. Além disso, haverá um café, loja e um estacionamento para 850 veículos. O fechamento do edifício, em sua maioria com vidro, permitirá a iluminação dos espaços internos. Dentro do terreno, muita vegetação e espaços abertos permitirão o convívio entre os visitantes.
O escritório suíço Herzog & de Meuron apresentou hoje (21), ao governo de São Paulo, o projeto do Complexo Cultural Luz. O equipamento deve se tornar um dos espaços culturais mais importantes da capital paulistana, com apresentações teatrais, musicais, de dança e outras manifestações artísticas. Incluso no projeto Nova Luz, o edifício deve também impulsionar o processo de revitalização do centro da cidade.

Engenheiro destaca as novidades na Feicon 2012 - Piniweb





Gerente de projetos e planejamento da REM comentou os produtos e sistemas que considerou mais inovadores durante visita à feira. Veja vídeo
Juliana Martins

Começou nesta terça-feira (27) a Feicon Batimat, Salão Internacional da Construção que acontece até o dia 31 de março no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.  A equipe do portal PINIweb percorreu o evento em companhia do engenheiro Adriano Bastos, gerente de projetos e Planejamento da REM, que apontou produtos e sistemas de destaque.

À procura de novidades, Bastos destacou inovações em caixas de passagem para ar condicionado, portas de correr, plataforma elevatória, soluções em estruturas metálicas, argamassa com tempo reduzido de cura e máquina para aplicação de acabamentos, entre outros.  

Bastos também comentou a falta de inovação em dois setores: iluminação e aquecimento. "O diferencial dos novos produtos são muito pequenos, em geral, índice menor de consumo e maior eficiência, mas nada muito além disso", avalia.

Segundo o engenheiro, a tendência percebida em outros anos, de produtos e soluções verdes, se manteve, porém, houve pouca mudança desde a última edição. Bastos ainda alerta que é necessário pesquisar e conhecer os sistemas a fundo para avaliar quais são realmente mais eficientes neste quesito.
Serviço:Feicon Batimat
Data: 27 a 31 de março
Horário: Terça a sexta, das 10h00 às 19h00 / Sábado, das 09h00 às 17h00
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo/SP
Mais informações: http://www.feicon.com.br