sábado, 17 de dezembro de 2011

Cai o índice de confiança no setor da construção - Piniweb

A Sondagem da Construção, estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Banco Central (BC), aponta uma queda de 10,2% no Índice de Confiança no Setor da Construção na média de setembro a novembro de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. A média de agosto a outubro deste ano também caiu, 10,4%, em relação ao ano passado.
Leia mais

Empreendimento em construção na Itália vai abrigar 900 árvores nas varandas - Piniweb

Divulgação: Stefano Boeri

Está em construção em Milão, na Itália, um empreendimento residencial que abrigará uma floresta vertical. Projetado pelo escritório de arquitetura Stefano Boeri, o empreendimento, denominado Bosco Verticale, é composto por duas torres, de 110 m e 76 m de altura, com um total de 900 árvores plantadas nas varandas, além de arbustos e plantas florais. Segundo os arquitetos, a área verde do prédio representaria, numa área plana, cerca de 10 mil m² de floresta.

A diversidade de plantas, de acordo com o projeto, ajudará a produzir umidade, absorver gás carbônico, gerar oxigênio e proteger os apartamentos de radiação e problemas de poluição, melhorando a qualidade de vida e economizando energia. A água de reuso proveniente dos próprios apartamentos servirá para a irrigação desses jardins.
Os edifícios ainda abrigarão sistemas de energia eólica e fotovoltaicas para contribuir, junto com a área verde, com a autossuficiência energética das torres.
O empreendimento tem 40 mil m² de área construída e está orçado em 65 milhões de euros.
Leia mais

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Designer turco cria jardim vertical com garrafas PET - Exame.com

Jardim vertical

Pet-Tree tem formato de tubo, ocupa pouco espaço e possui um sistema hidráulico que reutiliza a água da chuva e molha as plantas.

Um estúdio turco desenvolveu um sistema de jardinagem vertical que permite o cultivo de plantas e flores em tubos feitos a partir de garrafas PET recicladas. A ideia está no projeto de Hakan Gürsu, que busca produzir plantas em um espaço físico mínimo.

O designer Hakan Gürsunasceu em Istambul. Graduou-se na Turquia, na Middle East Technical University, e trabalhou como consultor em arquitetura de interiores e planejamento urbano em Moscou e Tóquio. Hoje trabalha em um projeto sustentável no estúdio Designnobis.
Leia mais

Torres residenciais serão unidas por nuvem de pixels em Seul - Exame.com

The Cloud, empreendimento do escritório MVRDR em Seul


Um mega empreendimento residencial de altíssimo luxo, chamado The Cloud, está em processo de construção em Seul, Coreia do Sul. O projeto, desenhado pelos arquitetos holandeses do escritório MVRDR, prevê duas torres que serão conectadas por uma espécie de nuvem de pixels.
Uma das torres contará com 300 metros de altura e 60 andares, enquanto a outra terá 260 metros e 54 andares. A “nuvem” que fará a ponte entre os dois edifícios estará localizada na região do 27º andar de cada prédio e vai compreender dez andares.
O The Cloud será erguido na região Yongsan, distrito comercial e econômico da capital coreana. O bairro é alvo de um projeto maior, o Yongsan Dream Hub que tem como objetivo revitalizar a área. O projeto de repaginação está nas mãos de Daniel Libeskind, um dos maiores nomes da arquitetura moderna.
Atualização - Alguns leitores perceberam semelhanças entre o projeto e os atentados do 11 de setembro. EXAME.com questionou os autores do projeto, arquitetos holandeses da MVRDV, sobre o episódio e, em nota, alegam que as semelhanças entre o design e os atentados não foram percebidas ao longo do processo de concepção do empreendimento. Além disso, declaram que nunca houve a intenção de conectar os fatos e pedem sinceras desculpas para todos que se sentiram ofendidos.

Porta giratória aproveita o movimento para gerar eletricidade - Exame.com

Revolution Door captura a energia cinética de quem passa por ela para fornecer eletricidade gratuita ao local de instalação.

Porta giratória que reaproveita energia cinética
A Revolution Door é uma porta giratória conceito, criada pelas designers nova-iorquinas, Jennifer Broutine Carmen Trudell, do Fluxxlab. A porta aproveita a energiacinética a partir do movimento giratório para produzir eletricidade.

A ideia por trás de tudo isso é que os seres humanos exercem um pouco de sua própria energia ao empurrar uma porta giratória, e esta energia pode muito bem ser capturada por engrenagens e um gerador de eletricidade.
O equipamento é uma porta giratória modificada composta por três partes - um núcleo central redesenhado, um sistema mecânico/elétrico, que aproveita a energia humana e redistribui a eletricidade para uma saída, e um dispositivo que mapeia a energia aproveitada. A tecnologia pode ser usada em portas novas ou adaptada a portas giratórias existentes.
A Revolution Door irá comunicar diretamente a contribuição de uma única pessoa para um ciclo de energia possível, fará a coleta mecanicamente e converterá a energia para ser usada em um gerador.
Jennifer e Carmen se formaram Mestre de Ciência pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, dentro do programa Advanced Design Architectural.
As portas giratórias são comuns em diversos edifícios de escritórios e estão em uso a qualquer momento do dia. Capturar a energia cinética para fornecer eletricidade gratuita ao local de instalação é uma maneira de oferecer a elas mais uma utilidade.
As designers estiveram presente na conferência Greener Gadgets, no centro de arte e tecnologia Eyebeam, em New York. O Fluxxlab recebeu financiamento da Eyebeam e apoio do fundo de sustentabilidade da Universidade de Nova York.

Robôs voadores constroem torre - Exame.com

Robôs voadores Estrutura construida por robôs voadores

Desenvolvidos por uma equipe de pesqusadores europeus, robôs erguem estrutura de 6 metros de altura

Um futuro no qual a mão-de-obra da construção civil é formada por um contingente de robôs voadores. Bom, certamente seria uma maneira mais eficiente, e talvez menos barulhenta, de incentivar a evolução da infraestrutura das cidades. E tal futuro já está sendo colocado em prática, a começar por uma instalação arquitetônicadesenvolvida pelos arquitetos europeus Fabio Gramazio, Matthias Kohler e o pesquisador Raffaello D’Andre, a primeira a ser construída por uma equipe de robôs voadores.

Com o objetivo de discutir o papel da arquitetura moderna em plena era digital, o trio desenvolveu uma pequena equipe de robôs, que mais parecem helicópteros de brinquedo. As máquinas, cada uma com quatro hélices, ergueram uma espécie de prédio, com 6 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro.
A estrutura foi formada por 1.500 blocos de espuma, que foram perfurados por garras localizadas na parte inferior da máquina, para melhor transporte do material. E para conseguir alocar um bloco sobre o outro, o robô praticamente arremessa o material com certa força e velocidade no local desejado. Assim, os blocos não ficam à mercê de turbulências no ar que possam removê-los do lugar correto.
O projeto, intitulado Flight Assembled Architecture, começou a ser desenvolvido no começo de 2011. A obra está em exposição até o dia 19 de fevereiro do ano que vem no centro cultural FRAC Centre, em Orleans, França.
No vídeo abaixo é possível ver algumas cenas do processo de concepção da primeira estrutura construída por robôs voadores: