Ciclovia e BRT seriam integrados
às pistas dos carros
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Segundo o arquiteto, a proposta
engloba quatro grandes rotas que interligam Recife e outros seis municípios
da região metropolitana da cidade. Além disso, o projeto prevê a inserção das
ciclovias nas rodovias marginais a rios, mananciais e canais da cidade,
utilizando-se de arborização para garantir o sombreamento das vias. "As
árvores arbustivas não impactam na infraestrutura, são de crescimento rápido
e não exigem manutenção complexa", disse.
O projeto ainda prevê a
interligação do sistema cicloviário com o BRT (Bus Rapid Transit) que será
ainda implantado na cidade. A ideia é que o BRT siga a mesma proposta, sem a
necessidade de grandes alterações físicas, diminuindo o custo e o tempo de
implantação. "Tinta nós já temos. Não precisamos criar novas pistas ou
construir novas vias. É possível fazer tudo isso de uma forma mais
simples", disse Barros.
As estações seriam instaladas no
alinhamento das ciclovias, facilitando o acesso dos pedestres aos ônibus. As
paradas possuem bicicletários acoplados, facilitando a interface entre os
modais. "Estabelecemos seis tipos de vias possíveis com
o pedestre em convivência harmoniosa com a bicicleta, o carro e o ônibus, com
a faixa de serviços implantada para o plantio de árvores arbustivas, iluminação
e mobiliário urbano necessário", disse Barros.
Segundo Barros, o projeto foi
apresentado ao Instituto da Cidade do Recife, ligado à Prefeitura, que foi
criado para planejar a cidade para os próximos anos. O arquiteto deve, ainda,
ter uma reunião com secretários de Estado e do Município para detalhar o projeto.
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