quarta-feira, 18 de maio de 2011

Revista equipe de Obras responde


Marcelo Scandaroli
REVESTIMENTO CERÂMICO
Posso assentar, na parede da cozinha, os azulejos cerâmicos e os listelos na diagonal? Se a cor do revestimento cerâmico for creme, qual deve ser a cor do listelo?
Rosana do Nascimento, por e-mail
As peças podem ser assentadas na diagonal sem problemas. Considere, no entanto, que a mão de obra ficará mais cara, já que o serviço demanda mais tempo de execução. Quanto às cores, não há certo ou errado, é questão de gosto.
Bernardo Corrêa Neto, Gerência de Engenharia e Custos da PINI

Qual a maneira mais correta de nivelar as placas de pastilha de vidro com os azulejos, uma vez que elas são mais finas?
Valéria Batista, por e-mail
A melhor maneira é assentar primeiro o revestimento mais espesso, ou seja, o azulejo. As pastilhas de vidro, que têm espessura variável, devem ser assentadas depois, ajustando-se a altura dos revestimentos com a argamassa. Use uma régua de alumínio para verificar o nivelamento das placas.
Como a pastilha de vidro é translúcida, sua aparência depois de assentada é fortemente influenciada pela cor da argamassa, principalmente nas tonalidades claras. Essa influência não é percebida durante a colocação, mas fica evidente depois da secagem. Por isso, recomenda-se o uso de argamassas claras para pastilhas de cores claras, e escuras para pastilhas de cores escuras, caso contrário os rejuntes ganham muito destaque. Ao utilizar argamassa tradicional, à base de cimento, cal e areia, deve-se dar preferência ao cimento branco. Anotar as proporções de cimento, cal hidratada e areia para poder repetir sempre a mesma formulação. Esse procedimento evita diferenças no substrato, que irão influenciar a aparência final das pastilhas de vidro. Os materiais da argamassa também devem ser do mesmo lote, pois é comum haver diferenças de tonalidade de areia, por exemplo.
Bernardo Corrêa Neto, Gerência de Engenharia e Custos da PINI

Valeriy Lebedev/Shutterstock

GERENCIAMENTO DE OBRAS
Eu vou começar uma obra e estou procurando uma equipe para executá-la. Claro que uma construtora é a melhor opção, mas se eu quiser contratar um mestre de obras, um pedreiro e um servente, e eu mesma administrar a execução da obra, que medidas legais preciso tomar?
Andrea de Oliveira, por e-mail
Para executar a obra em questão, será necessária a assessoria dos seguintes profissionais, cada um a seu tempo: um advogado, um arquiteto ou um engenheiro e um contador.
A primeira sugestão é buscar um advogado para ajudá-la no processo de contratação de pessoas e serviços para a construção pretendida.
Para contratar o mestre de obras será necessário, no mínimo, um contrato que descreva com objetividade as obrigações que ele terá, sua remuneração, a forma de pagamento, etc.
Já os pedreiros e os serventes desenvolvem atividades mais genéricas. Além disso, a administração de vários contratos pode dar bastante trabalho. Uma solução é fazer um termo simplificado de contratação estabelecendo as atividades, a remuneração e o período pretendido.
Mesmo que a contratação ocorra por empreitada com o mestre, sendo este o fornecedor e responsável pela mão de obra, os riscos persistirão. Portanto, o apoio jurídico em um assunto tão complexo é muito importante, porque a prestação de serviços temporários pode gerar vínculos e obrigações trabalhistas.
Para serem efetivos, os contratos devem ser detalhados e adequados a cada tipo de profissional ou serviço contratado para a obra. Também devem ser emitidos os recibos correspondentes a cada contratação. Os encargos sociais e legais devem ser pagos e os comprovantes arquivados de forma organizada.
O apoio de um engenheiro ou de um arquiteto também é indispensável. O profissional cuidará dos projetos necessários à obra (projeto arquitetônico, de fundações, estrutural e de instalações) e de seus orçamentos detalhados.
Anderson Teixeira, Engenheiro civil do departamento de Engenharia e Custos da PINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário