quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Revestimento de argamassa - EO


Na execução de um revestimento de parede de alvenaria, uma etapa importante é a execução do chapisco, uma camada rugosa feita com argamassa aplicada com rolo ou colher de pedreiro. Sua principal função é promover a aderência do emboço à parede, proporcionando uma boa ligação entre as partes e evitando descolamentos.
Atualmente, estão disponíveis no mercado aditivos para argamassa que podem substituir essa etapa, reduzindo o tempo de execução do serviço. Esses produtos possuem componentes que atuam como ligantes (que substituem a cal) e adesivos, responsáveis por garantir a aderência da argamassa à parede. Além disso, contêm elementos que controlam a absorção de água da argamassa pela parede. Veja a seguir como fazer o revestimento de argamassa sem chapisco:

FERRAMENTAS E EPIs NECESSÁRIOS
Fotos: Marcelo Scandaroli

Régua, nível de bolha, prumo, esponja, colher de pedreiro, balde, desempenadeira, óculos de proteção, luvas de borracha, capacete e trena.

Passo 1
Fotos: Marcelo Scandaroli

1 Dilua o aditivo em uma parte da água que será utilizada no amassamento da argamassa. Verifique as instruções do fabricante sobre a quantidade do produto que deve ser aplicada em relação à massa de cimento. Nesse caso, para cada 25 kg de cimento, foi utilizado 0,5 l do aditivo.

Atenção
É importante obedecer às quantidades e proporções especificadas na embalagem: se for colocado pouco aditivo, a massa não vai ter a aderência necessária e poderá se desprender da parede no futuro.


Passo 2
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli

2 Misture o cimento e a areia. Para cada parte de cimento, acrescente seis partes de areia fina ou média. Não é necessário acrescentar cal, pois o próprio aditivo garante a liga da mistura. Adicione o aditivo diluído em água até chegar ao ponto de massa. A consistência da mistura deve ser similar à da argamassa utilizada tradicionalmente no emboço.


Passo 3
Fotos: Marcelo Scandaroli

3 Limpe bem a superfície onde o revestimento será executado, retirando as partículas soltas. Utilize uma vassoura, uma broxa ou outro equipamento disponível no canteiro de obras. Depois, umedeça levemente a parede.


Passo 4
Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli

4 Assente uma talisca (pode ser um pedaço de madeira ou cerâmica) na parte superior e uma na parte inferior da parede.


Detalhe
Fotos: Marcelo Scandaroli

Acerte o prumo entre as taliscas de acordo com a espessura da argamassa. Recomenda-se que a espessura fique entre 1,5 cm e 2 cm nos revestimentos internos.


Passo 5
Fotos: Marcelo Scandaroli

5 Inicie a aplicação da argamassa fazendo uma linha mestra que ligue as duas taliscas


Passo 6
Fotos: Marcelo Scandaroli

6 Utilize uma régua para acertar a massa.



Detalhe
Fotos: Marcelo Scandaroli

A mestra servirá como guia para o nivelamento da argamassa.



Passo 7
Fotos: Marcelo Scandaroli

7 Com uma colher de pedreiro, aplique a argamassa em toda a superfície como se estivesse fazendo um emboço tradicional.



Passo 8
Fotos: Marcelo Scandaroli

8 Faça o sarrafeamento com uma régua para retirar o excesso de argamassa. Obedeça ao alinhamento da linha mestra para determinar sua espessura.



Passo 9
Fotos: Marcelo Scandaroli

9 Faça o acabamento com uma desempenadeira para eliminar as irregularidades da argamassa.



Passo 10
Fotos: Marcelo Scandaroli

Fotos: Marcelo Scandaroli

Fotos: Marcelo Scandaroli

10 Para dar um acabamento aveludado ao emboço, passe uma espuma sobre a superfície. Utilize uma broxa ou outro equipamento disponível no canteiro para umedecer a argamassa e facilitar o deslizamento da espuma.



Dica
Caso o projeto determine o uso de revestimento de cerâmica, elimine o acabamento efetuado na etapa em que se usa a espuma (passo 10).



Passo 11
Fotos: Marcelo Scandaroli

11 Depois de 14 dias, a parede está pronta para o assentamento de revestimento cerâmico. Para aplicar pintura ou impermeabilizações, espere 30 dias.



Atenção!
Alguns cuidados são importantes ao se trabalhar com produtos inovadores. Veja algumas dicas do engenheiro Ercio Thomaz, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT):
» Na compra do produto, solicite ao vendedor informações sobre o tipo de aditivo que está sendo adquirido; a quantidade que deve ser adicionada em relação à massa de cimento; o tipo de cimento e o traço mais adequado para a produção da argamassa.
» Informe-se também sobre as propriedades da argamassa no estado fresco (retenção de água, consistência, etc.) e quando endurecida (resistência à compressão, resistência de aderência, etc.).
» Alguns testes podem ser feitos no canteiro antes da execução do revestimento. É possível moldar corpos de prova para ensaios de compressão, módulo de deformação, etc. Também se podem utilizar painéis com argamassa aplicada sobre a alvenaria para ensaios de aderência por tração. Realize o teste 14 e 28 dias após a execução.
» Por segurança, prefira utilizar o produto em paredes internas e sobre blocos de concreto, que são mais rugosos do que os cerâmicos.


Apoio técnico: Vicente Parisotto Jr., gerente técnico da Mactra Impermeabilizantes; Ercio Thomaz, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário