sexta-feira, 6 de maio de 2011

Revista Equipe de Obra responde

Pretendo ampliar minha casa e fazer uma emenda entre a parede já existente e a que irei construir. Que procedimento devo adotar pa­­­­­­­­­ra que no futuro esta emenda não venha a trincar?
A emenda entre paredes pode ocorrer sob diferentes condições, dependendo das posições de encontro entre a existente e a nova, bem como das condições de amarração. Busque a melhor amarração entre elas e aplique telas metálicas nas arestas de encontro, diretamente sobre a camada de chapisco e no corpo da camada de emboço. A tela adequada é a do tipo soldada galvanizada para reforço de argamassa, com malha de 25 mm x 25 mm, fio de 1,24 mm de diâmetro, que deve ser fixada com pinos ou pregos de aço. As telas minimizam as trincas provenientes de pequenas movimentações, porém não "amarram" as paredes ou impedem movimentações estruturais.
Fotos: Marcelo Scandaroli

nderson Correa Teixeira, Engenheiro civil do departamento de Engenharia e Custos da PINI
Fotos: Marcelo Scandaroli

FUNDAÇÕES
Estou executando as fundações de uma construção e gostaria de saber qual o volume de concreto necessário para preencher uma cinta com 162 m e seção de 30 cm x 40 cm?
Marlucio Almeida, por e-mail
Para chegar ao volume de concreto necessário para executar a peça, multiplique essas dimensões em metros: 162 m x 0,30 m x 0,40 m = 19,44 m³. O resultado pode ser arredondado para 20 m³.
Bernardo Corrêa Neto, Gerência de Engenharia e Custos da PINI
Fotos: Marcelo Scandaroli


PISOS VINÍLICOS
Gostaria de fazer duas perguntas sobre o processo de aplicação de pisos vinílicos descrito em um passo-a-passo na Equipe de Obra no 30 (jul/ago 2010): 1) qual é exatamente a mistura da massa usada para cobrir a porosidade do contrapiso? 2) Qual o tipo de cola que pode ser utilizada para a colagem do piso vinílico?
Rodrigo dos Santos, por e-mail
1) Depois que o contrapiso estiver limpo e lixado, a superfície é tratada com duas demãos de uma massa que cobre seus poros e dá o acabamento para receber o piso vinílico. Essa massa é preparada com água e cola branca à base de PVA, normalmente usada em marcenaria, misturadas na proporção 3:1 (3 litros de água para 1 litro de cola). Na primeira demão, deve-se acrescentar também cimento, conforme sua necessidade, para corrigir pequenas irregularidades da superfície (até 3 mm). Essa camada funcionará como uma massa corrida, em uma comparação com a pintura de paredes, por exemplo. Mas atenção: a massa usada na segunda demão, aplicada após a secagem completa da primeira (de quatro a 12 horas), não deve levar cimento ou areia.
2) No processo de aplicação de piso vinílico descrito no passo-a-passo, utilizam-se três tipos de cola. A cola branca à base de PVA é usada apenas no preparo da massa de regularização, descrito anteriormente. A colagem das placas principais do piso vinílico é feita com cola acrílica. Por fim, os arremates e emendas são aplicados com cola de contato.
João Evangelista Porfírio, Supervisor técnico de obras da ACE Revestimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário