sábado, 7 de maio de 2011

Norma exige uso de tintas econômicas apenas em ambientes internos - Piniweb

Marcelo Scandaroli

Nova regra, estabelecida durante a revisão da NBR 15079, passa a valer no fim de maio


No dia 27 de maio entra em vigor a ABNT NBR 15079:2011 - "Tintas para construção civil - Especificação dos requisitos mínimos de desempenho de tintas para edificações não industriais - Tinta látex nas cores claras". A norma é uma revisão da existente, em vigor desde 2008.
 
A norma estabelece os requisitos e critérios mínimos para os três níveis de desempenho das tintas látex foscas nas cores claras, quando utilizadas como acabamento em paredes, muros ou fachadas de edificações não industriais.
 
Segundo Maria Cristiana Guimarães, coordenadora da Tesis e integrante da Comissão de Estudo de revisão da norma, a principal mudança com relação à norma antiga é que tintas látex econômicas serão indicadas exclusivamente para ambientes interiores. Com isso, as fachadas e paredes exteriores deverão ser pintadas somente por tintas de nível Premium e Standard.
 
Maria afirma ainda que a lata só poderá ter na embalagem a indicação de "tinta para exterior" se for de nível Standard.
 
A norma pode ser obtida através do site www.abntcatalogo.com.br, pelo e-mailatendimento.sp@abnt.org.br, ou pelos telefones (11) 3017-3610, 3017-3644, e 3016-3652.

Nenhum comentário:

Postar um comentário