sábado, 7 de maio de 2011

Construção com vigas metálicas agilizam reconstrução de pontes em Minas - Revista Fundações e Obras Geotécnicas



Com uma situação de gravidade menor do que a enchente na região serrana do Rio de Janeiro, o principal problema enfrentado pelos mineiros foi o dano na infraestrutura viária. De acordo com o boletim da Defesa Civil do último dia 4 de fevereiro, 542 pontes foram danifica das e 192 destruídas. Não há uma estatística fechada, mas as quedas de barreiras também foram em grande volume. Essa situação além de criar transtornos aos habitantes, também prejudica a economia, por conta da interrupção do escoamento de mercadorias.
 De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), o Departamento de Estado de Estradas de Rodagem de Minas (DER/MG) começou a agir preventivamente antes do período das chuvas. "Foram realizadas ações rotineiras de conservação da rede rodoviária pavimentada", informou a assessoria de imprensa da Setop.
 Segundo a Secretaria, durante o período das chuvas, o DER/MG está realizando um levantamento da situação e necessidade de intervenção nas pontes que integram a malha estadual. Esse trabalho é feito em conjunto com a Defesa Civil, Polícias Militar e Rodoviária e os municípios, com o intuito de atender à demanda. Os dados fornecidos pela Setop indicam que as vias têm mais de 26 mil Km com e sem pavimentação, porém os números apontam que as chuvas também atingiram e danificaram as estradas municipais e adjacentes, que chegam a mais de 200 mil km.
 Presença importante
 A Setop informa que no processo de recuperação das pontes e acessos danificados, o aço tem presença importante. Isto, por haver um número expressivo de projetos e execuções de pontes mistas de concreto e vigas metálicas que são examinadas e autorizadas pela secretaria. Essa demanda é suprida tanto através de convênios, onde ocorrem transferências de recursos financeiros e materiais, quanto de doações simples às cidades mineiras. O principal motivo para a adoção desses projetos mistos se dá em função da eficácia de suas utilizações.
 A secretaria afirma que outra forma de garantir a mobilidade adequada nas estradas vicinais é o mata-burro. O equipamento, produzido com barras de aço, é doado aos municípios para permitir a mobilidade adequada nas estradas vizinhas. Ele garante o acesso, o deslocamento da população estudantil, do transporte escolar e o escoamento da produção em localidades do interior de Minas Gerais.
 Fonte: Agência
 Publicado em: 24/03/11

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