terça-feira, 17 de maio de 2011

Passo-a-Passo: Piso de Granilite - EO

Fotos: Marcelo Scandaroli

Resistente a impactos e à abrasão, piso é feito com microconcreto que mistura minerais como mármore, granito, calcário e quartzo


Reportagem: Heloísa Medeiros


O granilite é um composto de agregados minerais moídos, tais como mármore, granito, calcário e quartzo, que misturados ao cimento branco ou comum (pigmentado ou não), água e areia, se transformam em microconcreto com grande resistência a impactos e à abrasão, executado sobre contrapiso nivelado com juntas de dilatação.

O mercado oferece agregados com granulometria nos tamanhos de 0 mm a 3 mm, e a espessura do piso varia de 8 mm a 15 mm, de acordo com o tamanho dos grãos. Os maiores conferem melhor resistência à abrasão. Já a resistência mecânica é dada pelo tipo de mineral empregado. O quartzo, por exemplo, é o mais resistente, vindo em seguida o granito e o mármore.
O agregado para a execução do piso de granilite pode conter todos os minerais misturados, ou somente um ou dois tipos de rocha. Neste exemplo, é usado apenas o granito branco, de grana 0 e 1, com cimento branco. É possível também obter efeitos com diferentes cores de pedras e cimentos pigmentados, além de criar mosaicos.
O piso de granilite pode ser polido (como neste passo-a-passo), recebendo acabamento liso e duas demãos de resina acrílica ou cera. Ou pode ter acabamento lavado com água, chamado fulget, que retira o excesso da argamassa que envolve as pedrinhas, ficando com aspecto mais rústico.
Para obter superfícies homogêneas em relação à cor e textura, deve-se empregar sempre os mesmos materiais (tipo e marca do cimento e areia). O microconcreto deve ser preparado com a dosagem recomendada, utilizando sempre agregados com mesma granulometria, de acordo com as especificações do fabricante. Siga o passo-a-passo da execução do piso de granilite, as dicas e os principais cuidados a serem levados em conta na obra.



Luvas, capacete, botas, óculos de proteção, colher de pedreiro, régua metálica, desempenadeira e desempenadeira metálica, linha com giz, juntas de plástico, rolete compactador, pés de pato (veja dica no passo 10), trena. Para o acabamento em áreas grandes, utilizar máquina politriz (passo 11). Em áreas pequenas, é possível fazer o serviço com a politriz manual.




Passo 1



Fotos: Marcelo Scandaroli

Execute o contrapiso de forma a ficar rugoso, a fim de proporcionar aderência necessária à massa de granilite que virá a seguir. Neste caso, foi utilizado vassourão na argamassa fresca para obter rugosidade. Lave e limpe bem a área, eliminando resíduos.


Passo 2



Fotos: Marcelo Scandaroli

Faça a medição da localização das juntas longitudinais e transversais, de acordo com o projeto, e bata a linha com giz para marcar as posições corretas.


Detalhe
Fotos: Marcelo Scandaroli

Recomenda-se que os quadros formados pelas juntas não ultrapassem a medida de 1,50 m x 1,50 m.


Passo 3



Fotos: Marcelo Scandaroli

Depois de colocar as juntas plásticas (ou de latão) nas áreas marcadas, fixe-as com uma camada fina de argamassa de cimento branco e areia (3: 1). Use uma régua de alumínio para auxiliar na tarefa e manter o alinhamento das juntas.


Passo 4



Fotos: Marcelo Scandaroli

Durante essa etapa, não coloque argamassa de cimento branco próximo ao cruzamento das juntas, a fim de permitir que a massa de granilite penetre nesse espaço e aumente a sua aderência ao contrapiso.


Passo 5



Fotos: Marcelo Scandaroli


Fotos: Marcelo Scandaroli

Prepare a massa com o cimento branco, areia, água e os agregados de granilite, de acordo com as instruções do fabricante, e aplique com a colher de pedreiro.


Passo 6



Fotos: Marcelo Scandaroli

Com uma régua, faça o sarrafeamento da massa.

Passo 7

Fotos: Marcelo Scandaroli
Depois, vem a fas da sêmea, quando se joga o agregado puro do granilite por cima da massa aplicada anteriormente.
Depois, vem a fas da sêmea, quando se joga o agregado puro do granilite por cima da massa aplicada an
                                          Passo 8                                               
Fotos: Marcelo Scandaroli
Com uma broxa, umedeça levemente a superfície de maneira uniforme.


                                  Passo 9                                  

Fotos: Marcelo Scandaroli
Em seguida, use um rolete (que pode ser feito com cano de PVC preenchido com concreto) para compactar os agregados na massa.


                                Passo 10                                
Fotos: Marcelo Scandaroli
Use uma desempenadeira metálica para alisar a superfície. A recomendação é fazer cura úmida por 48 horas ou mais, antes do polimento.

                           Dica
Fotos: Marcelo Scandaroli

Fotos: Marcelo Scandaroli

Para evitar pisar e marcar a superfície com a bota, utilize o "pé de pato", um para apoiar os joelhos e outro para os pés. Ele pode ser feito com um pedaço de madeira e quatro parafusos atarraxados com porca. Deve ser usado com os parafusos em contato com o piso.

Detalhe
Fotos: Marcelo Scandaroli

Este é o aspecto do piso de granilite depois de curado e antes do polimento.

Passo 11



Fotos: Marcelo Scandaroli

Para fazer o polimento grosso, use a máquina politriz com esmeril de grãos 36 e 60. Em seguida, vem o processo de estucamento, com uso do esmeril grão 120, em que se espalha cimento branco puro e água, formando uma nata, para calafetar os poros do piso. Utilize ainda um rodo para movimentar a nata de cimento, enquanto passa a politriz, a fim de verificar o resultado do polimento.



Atenção
Após três ou quatro dias faça o acabamento usando a máquina com esmeril 180 para tirar o excesso de cimento da superfície e dar o acabamento liso.



Detalhe
Fotos: Marcelo Scandaroli

Depois do primeiro polimento, o piso de granilite fica com esta aparência.

Passo 12



Fotos: Marcelo Scandaroli

Para finalizar, com a superfície limpa e seca, utilize cera à base de petróleo ou duas demãos de resina acrílica.



Observações: 1) consideram-se material e mão de obra
para aplicação do piso de granilite e polimento, inclusa
a regularização de piso como serviço auxiliar para
receber o piso de granilite; 2) consideradas Leis Sociais
 de 129,34% 3) os valores apresentados referem-se
 ao custo do serviço, não sendo considerado o BDI.
 Data base: janeiro de 2011.


Colaborou: Antônio Fernandes, do departamento técnico da Granitorre.

4 comentários:

  1. Adorei, tirou todas as minhas duvidas sobre a colocação do revestimento, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ficou legal esse material, parabens para o autor da iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. po e legal esse jeito de fazer, eu faço aqui no interior é parecido, e muda muito pouco, mas aprendi mais uma opção para se trabalhar. valeu.

    ResponderExcluir
  4. aplicar granilite é mais difícil do que pensei, axei q era só prepará o bang, coloca e depois polir. Curti a matéria, se num fosse v6 eu ia faze tudo errado. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir