quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Revestimento interno de argamassa - Téchne


Preparação da superfície e aplicação correta do produto são fundamentais para garantir a durabilidade do serviço



Chapisco prévio
Os blocos cerâmicos devem sempre ser chapiscados antes da aplicação da argamassa levando à parede quantidade adequada de chapisco, proporcionando melhor aderência - em função da rugosidade da mistura. Para peças de concreto como pilares e vigas, com baixa absorção, deve-se utilizar um chapisco adesivo para concreto.

Fotos: Marcelo Scandaroli

Mistura
Para misturar os materiais prefira uma argamassadeira de batelada (foto) ou de eixo contínuo. O tempo de batimento varia de acordo com cada fabricante e influencia diretamente na qualidade da argamassa, podendo prejudicar seu desempenho no estado endurecido.


Superfície adequada
A colocação das taliscas para aplicação do reboco deve ser feita após a cura do chapisco. Para isso, a base deve estar limpa, seca e isenta de poeiras, tintas, óleos e outros resíduos.


Taliscas
As taliscas principais devem ser assentadas previamente com auxílio de linha e esquadro de canto. Já as secundárias ou intermediárias podem ser feitas no momento da aplicação do revestimento, pois têm apenas a função de transferir a "galga" da talisca principal para pontos intermediários, em função da limitação do tamanho da régua.

Aplicação da argamassa
Com o auxílio de uma colher de pedreiro, a argamassa deve ser aplicada em chapadas fortes para garantir o contato efetivo entre a argamassa e o chapisco, próximas umas das outras.

Teste
Para verificar o ponto ideal de início do sarrafeamento, a dica é encostar as pontas dos dedos, com a luva, na superfície da argamassa. Se não saírem molhadas, é possível continuar os trabalhos.


Etapas finais
Para finalizar o trabalho, após o sarrafeamento, se necessário, use uma desempenadeira lisa de plástico para desempenar a superfície, obtendo um acabamento mais liso. Aguarde 14 dias antes de assentar os revestimentos cerâmicos e 28 dias antes de aplicar pinturas e impermeabilizações.

Apoio: Marcelo Chamma, diretor de Produtos Complementares da Votorantim Cimentos, com colaboração dos engenheiros Roberto Rodrigues e Eliézer Laister, além de Adilson I. Schiavoni Junior e Kátia Cristina Pires de Camargo, da área comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário