quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


Cuidados no armazenamento e na montagem garantem melhor desempenho e produtividade na construção em aço

Armazenamento
No armazenamento, vigas e pilares metálicos separados por pontaletes, entre um perfil e outro, facilitam a colocação das cintas e o transporte com a grua. Nos casos de laje em steel deck (foto), o projeto deve especificar ainda qual limite de peças pode ser disposto em cada pavimento, evitando sobrecarga.
Equipamentos
Obras em estrutura metálica dependem de equipamentos de grande porte não só para a montagem de vigas e pilares, como também para serviços menores como a carga e descarga de caminhões. Recomenda-se, no entanto, deixar disponível entre 60% a 70% do tempo de uso da grua para a equipe de montagem.

Cuidado com os chumbadores
Os chumbadores são preparados para não deslocar ou danificar durante a concretagem do bloco da fundação. Para isso, uma chapa metálica é colocada na cota da coluna antes do lançamento de concreto. Essa placa deve ser retirada após a cura do concreto e o espaço remanescente, preenchido com graute.
Fotos: divulgação W Torre

Proteção passiva

Vigas e pilares aparentes devem receber proteção passiva contra chamas. Há vários tipos de técnicas, como pinturas intumescentes, placas e mantas préfabricadas e projeção de revestimentos à base de cimento ou fibras (foto).

 Marcelo Scandaroli

Equipe
Apesar da dependência por equipamentos de grande porte, as peças metálicas são aprumadas e parafusadas por montadores. A equipe necessária varia de acordo com a obra, mas, em média, trabalham 20 operários por torre.
Marcelo Scandaroli

Ferramentas e EPIs
Para a montagem da estrutura metálica é preciso ter em mãos ferramentas como   parafusadeiras, cunhas e chaves de boca e inglesa. Os EPIs também são fundamentais, já que na maioria das vezes os montadores trabalham em alturas.divulgação: W Torre

 Cuidados anticorrosão
Cuidados básicos podem melhorar a resistência à corrosão da estrutura como, por exemplo, impedir o acúmulo de água e deposição de resíduos, o contato direto de outros metais com o aço para evitar corrosão galvânica, e evitar peças semienterradas ou semissubmersas.
divulgação: W Torre
Apoio: Jader Araújo, gerente de projeto da WTorre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário