quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Projetista de fundações - Téchne


 contratação de um bom projetista de fundação representa segurança e economia para a obra. Cabe a este profissional conhecer os tipos de fundação disponíveis no mercado e suas características, escolhendo a solução que atenda às características técnicas e ao mesmo tempo seja adequada à realidade da obra. Muitas vezes, o tipo de contenção e fundação necessárias para a construção podem até mesmo inviabilizar um empreendimento.
O ideal é que um projetista de fundação tenha graduação em engenharia civil e, de preferência, cursos de especialização na área de mecânica dos solos, geotecnia ou estabilização das estruturas. O profissional deve ainda sempre se atualizar por meio de seminários e workshops oferecidos por universidades, institutos de tecnologia e entidades de classe como a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).
A experiência também é fundamental para quem deseja trabalhar na área. "Acho que 60% da engenharia de solos se aprende na prática, então, por exemplo, hoje trabalho metade do meu dia visitando canteiros de obras e na outra metade fico no escritório", diz Daniel Rozenbaum, projetista de fundações e diretor da Solo.net Engenharia. "O projetista em geral tem que ter esses dois lados porque só no escritório não consegue, ele perde a visão."
Matéria completa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário