quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Pintura - Téchne


Nesta etapa, que é uma das finais da obra, o planejamento também é essencial para evitar atrasos e pequenos entraves logísticos

Apoio: Carlos A.A. Salles e José Carrera, da Kallas Engenharia, e José Antônio Ramos, da NovaPint.

Proteção
Para evitar respingos em canos, esquadrias e chão, entre outros, deve ser feita uma proteção, que pode ser com lona plástica. Para encanamentos esse cuidado é especificamente importante, por causa das cores que identificam sua função. 
Fotos Marcelo Scandaroli
Tinta no rolo O rolo de tinta não deve estar totalmente encharcado. Não se deve mergulhá-lo na lata, mas somente molhá-lo aos poucos. 
Fotos Marcelo Scandaroli
Manutenção de equipamento
Se a pintura é feita com máquina de arpersão, ao final de todo dia deve-se limpar o equipamento e mangueira, para que a tinta não resseque e danifique a máquina. 
Fotos Marcelo Scandaroli
Paredes sujas
O mínimo de demãos a ser aplicada nas paredes são duas. Porém, se a parede estiver suja ou com manchas, deve-se continuar a aplicar a tinta até que nenhuma falha seja visível. 
Fotos Marcelo Scandaroli
Pintura externa
São vários os tipos de acabamento possíveis para fachadas. No caso de fachada argamassada, é aconselhável que a massa tenha uma espessura mínima de 4 a 5 cm para garantir a qualidade e durabilidade do acabamento final 
Fotos Marcelo Scandaroli
Distribuição de chaves
É praxe manter as unidades em que não se trabalha trancadas com chave, pois nessa etapa da obra os andares já contam com muitos materiais de acabamento. Para evitar atrasos devido à procura das chaves, perdas, entre outros empecilhos, pode-se concentrar a função de distribuir e recolher a chave em um só funcionário. Nesse caso, ele fica no elevador, para atender rapidamente a qualquer pedido. 
Fotos Marcelo Scandaroli
Quando pintar
Antes de se fazer a pintura externa, o local das janelas deve estar acabado e já com a pingadeira, mas não é necessário que as janelas estejam colocadas, evitando um cuidado extra com proteção dos vidros e esquadrias.

Fotos Marcelo Scandaroli

Nenhum comentário:

Postar um comentário