quarta-feira, 18 de maio de 2011

Passo-a-passo: Caixa d'água - EO

Como instalar caixa d'água
Conheça todos os procedimentos para fazer uma instalação rápida e segura de caixa d'água de polietileno

As caixas d'água plásticas, em especial as de polietileno, vêm conquistando participação cada vez maior no mercado, em substituição às caixas de fibrocimento. Isso se deve, principalmente, a características como leveza, resistência aos raios UV e à facilidade de manutenção. E também pelo fato desses reservatórios serem produzidos a partir de material atóxico.
O formato e as dimensões das caixas podem variar de acordo com o fabricante, mas a forma de instalação é a mesma. Deve sempre atender aos requisitos da norma da ABNT, a NBR 5626 - Instalação predial de água fria e NBR 14800 - Reservatório poliolefínico para água potável. Além disso, é importante seguir o procedimento indicado pelo fabricante em relação aos locais que devem ser furados, para evitar a perda antecipada da garantia do produto.
Material - Furadeira, serra-copo para flanges de ½" e ¾", tubos de PVC nas mesmas bitolas dos flanges, lixa, chave de grifo, fita veda-rosca, cola de PVC, pano de limpeza e kit torneira de bóia. Antes de iniciar a instalação, leia o manual de instrução que vem com o produto.


Passo 1
Retire a tampa para começar a instalação da caixa d'água. O assentamento deve ser feito sobre uma superfície plana e nivelada. Se for necessário apoiar a caixa d'água sobre perfis ou vigas, estes devem ter mais que 10 cm. A distância entre as vigas ou perfis deve ser menor que 20 cm. As caixas de 1.750 l, 2.500 l e 6.000 l deverão ser instaladas apenas sobre bases planas.

Passo 2
ATENÇÃO: Em nenhuma hipótese instale as caixas d'água sobre vigas, estrados, grades ou perfis metálicos, seja qual for a capacidade volumétrica delas. As caixas devem ser instaladas sempre sobre base plana (100% lisa),  rígida e nivelada, sem contato com superfícies pontiagudas, de forma que todo o fundo da caixa esteja apoiado. Além disso, não devem ser enterradas.

Passo 3
Inicie a furação da caixa nos pontos indicados pelo fabricante. Para isso, utilize serra-copo compatível com o diâmetro dos flanges.

Passo 4
Faça pelo menos três furos: um para a entrada, outro para a saída de água (descarga) e um terceiro para o extravasor (ladrão).
Passo 5
Em seguida, inicie a fixação dos flanges.

Passo 6
Com uma chave de grifo, aperte os flanges rosqueáveis pelo lado interno da caixa. Faça isso com cuidado, de forma a garantir a junção perfeita das peças sem danificá-las. O uso de flanges com vedação de borracha dispensa vedação adicional, com silicone, por exemplo.

Passo 7
Em seguida, inicie a instalação do encanamento utilizando tubos de bitolas equivalentes aos dos flanges. Para aumentar a aderência, lixe os flanges.

Passo 8
Em seguida, faça o mesmo com a ponta dos tubos que irão entrar em contato com a caixa d'água.

Passo 9
Passe cola de PVC nos flanges e nos canos que serão conectados.

Passo 10
Em seguida, conecte os canos aos flanges.
Passo 11
Do lado interno da caixa d'água, instale a torneira de bóia junto ao flange de entrada de água. Para tanto, fixe a torneira separada da bóia. Não se esqueça de usar fita veda-rosca para instalar a torneira de bóia.

Passo 12
Na seqüência, fixe a bóia rosqueável na haste.

Passo 13
Antes de concluir, limpe toda a caixa d'água com um pano úmido, em especial o lado interno, para garantir a retirada de cavacos e outros resíduos da instalação.

Passo 14
Após ser fechada com a tampa, a caixa d'água estará pronta para ser conectada à rede hidráulica e utilizada.

Dicas:
  • A instalação da caixa d'água sob o telhado deve prever aberturas de ventilação para a circulação do ar.
  • A caixa d'água de polietileno deve ser limpa a cada seis meses. Mas atenção: evite escova ou outro objeto abrasivo.

Um comentário:

  1. Quanto tempo leva para o adesivo ou cola secar no cano antes de abrir o registro da água para encher a caixa d'água?
    Obrigado
    dududoviolao
    www.google.com - digite: dudu do violao ao vivo4 e aprecie

    ResponderExcluir