terça-feira, 24 de maio de 2011

Melhores práticas: Pavimentação asfáltica - Téchne

Escolha do material e espessura das camadas do pavimento devem considerar o tipo de utilização e a vida útil pretendida

Camadas
O pavimento asfáltico é composto basicamente por cinco camadas: reforço do subleito, sub-base, base, camada de regularização e revestimento. A espessura de cada camada é definida com base no volume diário médio de veículos, tipo de solo existente, vida útil do projeto, tipos de veículos que irão circular e custo do investimento.
Divulgação: Brunetto Asfaltos
Tratamento inicial
O asfalto é aplicado após a execução da base e sub-base. Esse piso deve estar regular, compactado e isento de partículas soltas para suportar a carga dimensionada. O serviço não pode ser realizado com chuva ou temperatura local abaixo de 10ºC.
Divulgação: Brunetto Asfaltos
Concreto asfáltico
O material empregado varia de projeto para projeto. Em rodovias de longa vida útil, por exemplo, comumente é utilizado o CAUQ (Concreto Asfáltico Usinado a Quente), também conhecido como CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).
Divulgação: Brunetto Asfaltos

Outras soluções
Em rodovias vicinais opta-se pelo uso de emulsões asfálticas por serem obras menos exigidas e, consequentemente, mais econômicas. Neste caso, as soluções podem ser pré-misturadas a frio ou a quente e devem receber tratamentos superficiais como lamas asfálticas ou microasfalto.
Divulgação: Brunetto Asfaltos

Logística de materiais
Independentemente de sua composição, o concreto asfáltico é produzido em usinas misturadoras e transferido para uma máquina vibroacabadora (VDA), que distribui a massa na espessura determinada no local da obra. Onde o acesso da VDA é difícil, o trabalho pode ser realizado manualmente.
Divulgação: Craft Engenharia
Acabamento crítico
A execução da capa asfáltica é uma das etapas mais críticas. A pintura ligante já deve estar curada e, havendo condições atmosféricas próprias, a massa asfáltica deve sair da usina e ser transportada diretamente para a VDA, com o cuidado de não perder a temperatura de aplicação. Quando a obra é de grande porte ou a distância até a usina torna o transporte oneroso, recomenda-se a montagem de usinas móveis no próprio canteiro.
Divulgação: Craft Engenharia
Ferramentas necessárias
Para a estrutura do pavimento são utilizados motoniveladoras, pá-carregadeira, retroescavadeira e rolos compressores do tipo pé de carneiro e lisos, além de caminhões pipa e espargidores. No acabamento adota-se VDA, rolos de pneus e rolos de chapa vibratórios. Para o trabalho manual são utilizados pás, rastelos, enxadas e vassouras.
Divulgação: Brunetto Asfaltos


Apoio: João Oscar, engenheiro civil da Brunetto Asfaltos, e José Carlos Baptista da Silva, gerente da usina de asfalto da Craft Engenharia.

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