quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sinalização da obra - EO

O canteiro de obras é um ambiente complexo e perigoso, composto por diversos acessos, ambientes de trabalho e de armazenamento de materiais. Quem não está acostumado com o espaço pode ficar confuso nesse labirinto, o que pode até colocar sua segurança em risco.
Para deixar claras as informações e orientações sobre os espaços do canteiro, é preciso ficar atento às placas, cartazes e avisos obrigatórios nesses locais. As orientações para uma sinalização de segurança eficiente são descritas na Norma Regulamentadora no 18 (NR-18), que trata das condições e do meio ambiente de trabalho na indústria da construção. "O canteiro de obras muitas vezes é uma área tão complexa que torna a sinalização tão importante quanto o uso de Equipamentos de Proteção Individual", afirma o técnico de segurança no trabalho João Carlos Pinto Filho.
A escolha das peças de sinalização deve privilegiar a comunicação direta da informação, sem rodeios. "O ideal é utilizar imagens e poucas palavras, de forma que o trabalhador 'bata o olho' e entenda a mensagem", diz João Carlos Pinto Filho. Segundo o especialista, é preciso tomar cuidado também com excessos. "Um local muito sinalizado pode fazer com que ele não preste tanta atenção nos símbolos."
Como a NR-18 faz parte da legislação trabalhista, as empresas que não cumprem as determinações podem sofrer com multas e até com o embargo da obra. Por isso, o controle pode ser bem rígido. "A punição de um funcionário por desrespeito à sinalização de segurança é possível. Quando o desrespeito configurar exposição a risco grave e iminente, podem ser aplicadas advertências ao funcionário, respeitando os limites e condições das leis do trabalho", aponta Fabiano Pereira, gerente de qualidade da Cury Construtora.
Leia mais 


Nenhum comentário:

Postar um comentário