quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Edifício impede erosão e desabamento de terra em declives íngremes - Exame.com

Projeto sustentável em Paraisópolis

Projeto brasileiro levou o prêmio no 3º concurso internacional Holcim Awards para projetos e visões de construção sustentável

Um edifício público multifuncional na favela Paraisópolis, de São Paulo, venceu o prêmio principal no valor de US$ 100 mil da etapa América Latina do 3º concurso internacional Holcim Awards para projetos e visões de construção sustentável. O projeto vencedor, intitulado Grotão - Fábrica de Música, impede a continuação da erosão e desabamentos perigosos de terras nos declives íngremes e leva infraestruturas sociais e culturais a uma comunidade que se encontra de fato separada da cidade formal.

O projeto, chefiado por Alfredo Brillembourg, da Urban Think Tank, inclui um espaço público disposto em plataformas. O projeto apresenta áreas para agricultura urbana, um sistema de gestão de águas, um anfiteatro público, uma escola de música, uma pequena sala de concertos, instalações desportivas, espaços públicos e infraestruturas de transportes.

O chefe do júri e reitor do Departamento de Arquitetura da Universidad Iberoamericana (UIA) na Cidade do México, Carolyn Aguilar, elogiou a ideia pelo seu conceito unificador, com instalações culturais de grande qualidade, características arquitetônicas, e envolvimento integrado da comunidade local, numa abordagem de gestão e planificação inclusivas a nível social. "O projeto tem o potencial de contribuir para um enriquecimento da consciencialização e coesão sociais na área e aplica traços técnicos de forma exemplar e educativa", afirma Carolyn.
Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário